Okan Kaynak tornou-se no primeiro futebolista turco a ingressar no futebol grego ao assinar hoje (quinta-feira) pelo Xanthi, da I Divisão. 

O avançado que actuava no Kocaelispor transferiu-se para o clube grego a custo zero e assinou um contrato de 18 meses. Este é o segundo caso de atletas turcos a assinar por clubes gregos. No verão o jogador de basquetebol, Ibrahim Kutluay, transferiu-se do Efes Pilsen para o AEK de Atenas. 

Em declarações à televisão grega, Kaynak revelou não conhecer «muito sobre o futebol grego», mas que espera que a sua transferência «possa melhorar as relações entre os dois países». 

A Grécia e a Turquia são tradicionais rivais, mas depois dos terramotos de 1999 melhoraram as suas relações. Foram organizadas várias actividades como um jogo de solidariedade pelas vitimas de Xanthi onde Kaynak participou, vindo desde aí o interesse pelo avançado. 

Os responsáveis do Xanthi ainda não revelaram se vão inscrever Kaynak como comunitário, já que o basquetebolista, Kutluay, venceu um processo judicial onde requeria o estatuto de comunitário baseado na candidatura da Turquia à União Europeia.