Ainda não está concluído o processo de constituição da nova equipa técnica do Real Madrid. Depois de Carlos Queirós ter reconhecido que a definição de nomes pode demorar ainda cerca de uma semana, a única certeza existente nesta altura é a de que Nelo Vingada é, até ao momento, o único nome português avançado pelo novo treinador do Real Madrid junto dos responsáveis merengues.

No entanto, a opção por Nelo Vingada está longe de ser um facto, uma vez que o treinador português está em vias de iniciar um projecto ambicioso como treinador principal do Zamalek, clube com o qual chegou a acordo no passado dia 7 de Junho. Tendo viajado este domingo para o Cairo, para iniciar os trabalhos de preparação da sua nova equipa, com vista à participação na Taça das Nações Árabes, o treinador português, que trabalhou em conjunto com Carlos Queirós na FPF entre 1986 e 1993, não quis confirmar o convite, em declarações à agência Lusa: «Neste momento não posso confirmar nem desmentir essa informação», disse, acrescentando: «quem não gostaria de estar num projecto como o do Real Madrid?».

No entanto, a situação contratual de Nelo Vingada é um obstáculo de peso, até pelo facto de o acordo ter sido feito há muito pouco tempo. Com nome feito no futebol africano e árabe - conquistou a Taça da Ásia ao comando da selecção da Arábia Saudita - Nelo Vingada destaca a excelente recepção de que foi alvo no Cairo, e o peso histórico do Zamalek no futebol africano para sustentar a ideia de que não se libertará facilmente do vínculo com o clube.

Além desses aspectos, como reconheceu há dias ao Maisfutebol, a proposta do Zamalek é extremamente aliciante do ponto de vista financeiro. Assim, caso venha a ser formalizado em proposta, o interesse do Real Madrid teria de aproximar-se, pelo menos, das vantagens oferecidas pelo clube egípcio.