Fundado em 1931, o Famalicão já viveu tempos áureos. A última passagem pela I Divisão reporta-se à época de 1991/92, altura em que o clube foi despromovido na secretaria, depois de os seus dirigentes terem sido acusados de envolvimento num caso de corrupção. No sábado, registará o regresso ao convívio dos grandes e logo frente ao Belenenses. É a quinta eliminatória da Taça de Portugal. 

O Famalicão é quarto classificado da II Divisão B, Zona Norte. Na edição deste ano da Taça de Portugal, nunca defrontou uma equipa de um escalão superior. Colocou fora de prova o Trofense (IIB, 2-0), Joane (IIID, 3-1) e Covilhã (IIB, 1-0). Agora, um adversário de um grau de dificuldade superior. Um oponente histórico... com curiosidades antigas.  

Na última jornada da já longínqua época de 1991/92, o Famalicão defrontava o Belenenses para o campeonato da I Divisão num jogo que valia a permanência. Os famalicenses contavam nas suas fileiras com jogadores como Tanta, Lula, Caccioli e Menad, que, mais tarde, trocaria Famalicão por Belém. Nesse encontro que hoje é lembrado com a alegria da altura, o Famalicão venceu por 2-0 e o clube lisboeta desceu de divisão, numa tarde de muito sol, como alguém recorda.