O médico do Sporting, Gomes Pereira, confirmou esta terça-feira que Sá Pinto poderá ser sujeito a uma intervenção cirúrgica ao joelho direito nos próximos tempos, ficando assim inapto para voltar a jogar esta época. Uma decisão será tomada até ao final da semana.

«Visto não terem sido cumpridos os objectivos para Sá Pinto voltar a treinar e jogar sem limitações, surgiu a hipótese de recorrer a uma intervenção cirúrgica ao joelho direito, tal como já tinha sido pensado no início de Dezembro. A verificar-se esta opção, a época fica em risco», afirmou o médico em conferência da imprensa em Alvalade.

A hipótese da operação será confirmada atá ao final desta semana, como adiantou ainda Gomes Pereira, numa decisão que terá em conta a vontade de Sá Pinto. «Faltam ainda fazer alguns exames, mas deverá ser a hipótese mais viável», disse ainda. «A confirmar-se a operação, o período de recuperação nunca será inferior a seis meses», o que invalida também o Mundial 2002 e o início da próxima época.

Sá Pinto contraiu uma entorse no joelho direito no dia 1 de Novembro. Após dois meses de tratamento, «os objectivos para esta época não foram atingidos, tendo sido por isso o tratamento prolongado por mais seis semanas numa clínica em Lyon», como voltou hoje a explicar o médico da equipa.

Agora passadas as seis semanas e, apesar de «Sá Pinto se ter entregue de alma e coração ao tratamento», a operação parece ser o único caminho «para tratar o jogador colocá-lo 100 por cento apto».

André Cruz e Nalitzis devem poder jogar nos Açores

Gomes Pereira falou ainda sobre a situação de Luís Filipe, que ontem saiu mais cedo do treino com uma mialgia da coxa esquerda. O médico afastou a hipótese de o jogador se ter ressentido da lesão anterior. «É relacionada apenas com o facto de ter iniciado os treinos. Não me parece grave. Fará um exame amanhã», explicou. No entanto, Gomes Pereira prevê que, depois dos exames, o médio poderá integrar os treinos, ou seja, ainda esta semana.

Sobre André Cruz e Nalitzis, que também recuperam de lesões, as perspectivas são animadoras. «Acredito na possibilidade de estarem aptos e disponíveis ainda esta semana», disse, admitindo assim a hipótese de poderam ser convocados para a deslocação ao terreno do Santa Clara. Enquanto Luís Filipe continuará ainda em dúvida.