Uma verdadeira legião de ex-jogadores sportinguistas representa esta época o União de Leiria. Costinha, Bilro, Paulo Alves e Krpan podem voltar a jogar num estádio que tão bem conhecem. Já Leão, por lesão, e Nuno Valente, por castigo, vão ficar afastados do Sporting-Leiria que se realiza amanhã (sexta-feira), às 21 horas. 

Nuno Valente jogou no Sporting entre 1994/99, com uma passagem pelo Marítimo. Apesar de afastado deste encontro o jogador acaba por analisar o jogo e o momento atravessado pelas duas equipas: «Vai ser uma partida complicada porque temos muitas baixas na equipa, mas os que forem jogar vão tentar dar o máximo para que pelo menos pontuemos. Dadas as circunstâncias, o empate seria sempre bem-vindo.» 

O União de Leiria não perde fora de casa desde a segunda jornada mas não tem conseguido ir além do empate. Para o jogador é importante não perder, «apesar de o objectivo ser ganhar». «Vamos tentar fazer o nosso jogo para ver se fazemos um ponto», diz Nuno Valente. 

No Sporting preocupa-o «o colectivo porque tem bons jogadores a nível internacional», mas mais importante ainda, defende, será que a sua equipa jogue bem e não dê espaços aos jogadores leoninos. «Há valores individuais que podem fazer a diferença, mas penso que o treinador não vai fazer marcação individual», refere, acrescentando que têm «de jogar unidos e concentrados para que as coisas corram bem». 

«Acosta e André Cruz são jogadores que podem fazer a diferença», diz Nuno Valente, para quem o facto de o Sporting vir de «uma vitória importante frente ao Beira Mar», é um factor a ter em conta. «Eles vão tentar dar outra alegria aos sócios para dizer que a equipa está unida e confiante», sustenta. 

Nuno Valente já não faz parte do plantel leonino, mas continua a acompanhar o percurso do Sporting: «Tem bons jogadores, mas no momento não está muito bem. A equipa não está muito entrosada, mas de um momento para o outro as coisas podem correr melhor. Falta entrosamento porque entraram muitos jogadores novos.» 

«O Sporting já ultrapassou a fase menos boa» (Bilro) 

Bilro também passou por Alvalade na época de 92/93. O leiriense, durante a sua passagem pelo Sporting, não realizou qualquer partida do campeonato com a camisola dos leões. «Será um jogo difícil, ainda mais estando a equipa desfalcada», refere o atleta sobre o encontro de amanhã. 

O jogador reconhece que o jogo, mesmo em circunstâncias «normais», seria difícil, mas que a alteração de um esquema e de uma equipa base que estava a ser formada complica mais as coisas. Independentemente da qualidade de quem vai integrar a equipa, já que para o defesa todos os jogadores do plantel possuem qualidade para jogar de início. O que está em causa é a questão do entrosamento. 

«O Sporting já ultrapassou a fase menos boa e neste jogo quererá dar uma imagem diferente perante os sócios», diz Bilro, acrescentando que apesar das limitações no plantel, «aqueles que entrarem vão formar uma equipa chata para o Sporting e tudo irão fazer para trazer um resultado positivo de Alvalade».