Já foi definida a lista dos 16 futebolistas que compõem a equipa ideal do Euro-2000. Depois de uma escolha inicial de 50 futebolistas, o Grupo Técnico de Estudo da UEFA, composto por sete treinadores, chegou a um plantel que inclui nada menos que seis franceses. Figo e Nuno Gomes são os representantes portugueses. 

A lista original tinha 50 jogadores, entre os quais sete portugueses, mas a relação de forças alterou-se. Assim, os 16 finalistas são Toldo (Itália), Barthez (França), Blanc (França), Desailly (França), Nesta (Itália), Cannavaro (França), Frank de Boer (Holanda), Vieira (França), Zidane (França), Guardiola (Espanha), Davids (Holanda), Figo (Portugal, Kluivert (Holanda), Henry (França), Nuno Gomes (Portugal) e Raúl (Espanha).  

O Grupo de Estudo da UEFA acrescentará amanhã seis jogadores, para compor um lote final de 22 e não irá reduzir a escolha para um onze, como chegou a ser noticiado. 

Além de Figo e Nuno Gomes, a lista de cinquenta incluia mais cinco jogadores portugueses, mas Rui Costa, Sérgio Conceição, Fernando Couto, Jorge Costa e Paulo Bento não chegaram aos 16 finalistas.