O treinador Emeric Jenei deverá fazer alterações na equipa para o jogo de sábado com Portugal, da segunda jornada do grupo A do Euro-2000, optando por um esquema em 4-4-2, em vez do habitual 3-5-2. 

«A equipa portuguesa joga de forma diferente da alemã. São jogadores mais técnicos e temos de construir uma equipa «curta», com pouca espaço entre sectores», afirmou Jenei. 

As mudanças também poderão ser condicionadas por alguns problemas físicos. Não se sabe ainda a extensão da lesão do guarda-redes Stelea durante o treino desta manhã, nem como recuperarão alguns jogadores das mazelas sofridas durante o jogo de abertura com a Alemanha. Hagi, Ilie e Ciobotariu apresentaram queixas, mas a sua utilização não deve estar em causa. 

Portugal defrontou a Roménia na fase de apuramento para o Euro-2000, tendo perdido o jogo em casa (0-1) e empatado em Bucareste (1-1). Será portanto um encontro entre velhos conhecidos, como lembrou Jenei.  

«Conhecemos muito bem Portugal da qualificação. Têm grande técnica, jogadores com verdadeiro talento e são muito móveis. Temos muito respeito por Portugal», referiu o treinador, que se mostrou no entanto surpreendido pela exibição portuguesa frente à Inglaterra. «Pelo que vi na televisão, Portugal teve um grande espírito e muita força mental, o que é algo que talvez não lhes tinhamos visto antes», observou. 

«Portugueses são os melhores», diz Popescu 

O defesa Gheorghe Popescu também não poupou nos elogios ao próximo adversário. «Penso que eles são os melhores, a par com a França e, provavelmente, a República Checa, afirmou o veterano jogador do Galatasaray, que comemorá a sua 100ª partida pela selecção frente a Portugal.  

O «capitão» Hagi, por seu lado, mostrou-se confiante na vitória. «Com mais concentração na zona de penalty podemos ganhar o jogo», afirmou.