Na conversa mensal com o Maisfutebol, Ion Timofte falou-nos das emoções que sentiu ao festejar, no Bessa, o primeiro título de campeão nacional da história do Boavista. Falou sobre o futuro do clube axadrezado, sobre o que acha que poderá fazer na próxima época, no futebol português e na Liga dos Campeões. E, aproveitando a sua condição de romeno, falou-nos de... Boloni e Lucescu, dois treinadores seus compatriotas que poderão vir treinar dois grandes do futebol português.  
 

-- Como foram os dias da festa do Boavista, que passou em Portugal?

-- Foram dias muito felizes. Era um desejo que tinha há muito tempo, vir festejar o título do Boavista e, felizmente, ele concretizou-se já esta época. Foi uma vitória muito sentida por todos, que não acontece todos os dias. Acima de tudo, foi um prémio justo para uma grande equipa. 

-- Deu para festejar devidamente o momento?

-- Tive pena de não poder ter estado nas festa das Antas, mas não me foi possível esperar uma semana, porque tive que vir para a Roménia.  

-- Não estava à espera de uma derrota por 0-4 no jogo da festa...

-- Não fiquei assim muito surpreendido. Os jogadores já eram campeões, tinham estado a festejar o título, houve uma certa descompressão. Mas também houve mérito do Porto, que tem uma equipa muito forte. 

-- Foi um resultado que nada tem a ver com a época que o Boavista fez...

-- Estou certo que se o jogo das Antas decidisse o campeonato, tudo seria diferente. O Boavista encarava essa partida de maneira diferente, pelo menos. E se calhar nem perdia. 
 

Mudar pouco, mas bem 

-- Como deve o Boavista jogar na próxima época?

-- Tenho a certeza de que o Boavista não vai mudar muito o seu jogo. O Pacheco tem um modelo montado, que resultou muito bem esta época. Claro que vai haver muitos jogadores pretendidos, isso já estará a acontecer, mas conhecendo como conheço o Jaime Pacheco e o João Loureiro, sei que não vão querer mudar muito. 

-- A perda do Whelliton pode ser importante?

-- Sim, o Whelliton foi um elemento importante, mas tenho a certeza que vão encontrar uma alternativa. Devem sair mais alguns jogadores, mas se foram só duas ou três mexidas, não deve influenciar muito na estrutura central. E essa estrutura dá garantias. 

-- E as caras novas já certas? Glauber, Goulart, Mário Loja...

-- Podem ser boas aquisições, vamos ver. O Boavista não tem que arriscar muito esta época. Ao fazer poucas alterações, mantendo a mesma atitude do ano passado, tudo pode voltar a ser como na época passada. Ou quase... 

-- Vai dar para voltar a ganhar o campeonato?

-- Isso não sei, ninguém pode garantir. Mas estou certo que o Boavista vai fazer todos os possíveis para voltar a repetir esse feito. Pelo menos, os grandes vão ter que contar com o Boavista e vão olhá-lo, de certeza, de outra maneira. 

-- Mas julga ser possível repetir o feito?

-- É, acho que é possível. 
 

Outros textos da Conversa com o Timofte:

-- «Boavista pode fazer boa figura na Liga dos Campeões» (Timofte)

-- «Boloni está a fazer um bom trabalho», diz Timofte