Tudo começou com André Cruz. Tal como Suzana de Oliveira, psicóloga brasileira de 27 anos, o central do Sporting é natural de Campinas. 

Não são amigos de infância, mas conhecem-se há muitos anos. Quando, já emigrante em Itália, André viu na página web de Suzana algumas referências a si e a outros jogadores brasileiros, não tirou da cabeça a ideia de criar a sua própria homepage. 

«Ele insistiu muito, durante seis meses, para que eu lha fizesse. Queria, sobretudo, poder comunicar com as pessoas através da rede. Gosto bastante da internet e acabei por construir o site do André, que lhe ofereci e foi para a linha em Maio do ano passado, quando ele estava na Bélgica», conta Suzana ao www.maisfutebol.iol.pt

André Cruz chegou entretanto a Alvalade. Viciado na net, usou muitas vezes o computador pessoal de Beto, companheiro no centro da defesa leonina, para se ligar ao Mundo. 

O central português, que escreve diariamente no Maisfutebol sobre a sua actual experiência no Europeu, acabou por conhecer virtualmente Suzana de Oliveira. Daí à combinação para que ela construísse o seu site foi um pulo. 

«A página do Beto está pronta, estamos só à espera que ele volte do Europeu para a lançar», revela a psicóloga. 

Ainda antes do internacional português, César Prates inaugurou o seu site. Foi há poucos dias e, claro está, a produção cabe a Suzana. 

Neste momento, a brasileira que ama o São Paulo trabalha em novos sites de Dida (guarda-redes do Corinthians) e do dianteiro Caio (Santos). 

Em perspectiva está ainda a construção de uma página para Denilson, internacional brasileiro que representa o Bétis. 

Dormir à tarde 

A paixão de Suzana pela web e pelo futebol tem custos. 

A exercer psicologia clínica, enquanto espera pela oportunidade de se dedicar à vertente desportiva, tem as manhãs ocupadas até depois da hora de almoço. «Durmo um pouco à tarde e passo a noite toda, até às seis e meia da manhã, a actualizar os sites», explica. 

Além das páginas de André Cruz e César Prates, Suzana mantém um outro, o www.futgoal.com, que espera poder ser utilizado comercialmente por forma a ajudar no desenvolvimento das outras iniciativas. 

À parte algumas entrevistas que ela própria faz aos jogadores, as peças jornalísticas são aproveitadas de órgãos de comunicação social que têm representação na internet. 

O diário «Record» é onde Suzana mais recorre, por força de um acordo estabelecido pouco depois de André Cruz chegar a Portugal. Mas há outros, e o Maisfutebol também já tem marcado presença. A actualidade do Sporting é seguida diariamente nos sites dos jogadores de Alvalade. 

Um site sobre arbitragem e outro dedicado aos adeptos completam o «naipe» web desta brasileira. 

Em Agosto, a convite de Beto, Suzana vai finalmente conhecer Portugal. E o próprio central do Sporting. 

Por essa altura, o colaborador do www.maisfutebol.iol.pt já estará com a sua homepage em linha. Até lá, os adeptos leoninos mais entusiastas podem juntar o seu nome, no www.futgoal.com, a um movimento intitulado «Beto fica no Sporting».