Sporting e U. Leiria serão cabeças-de-série à entrada para os sorteios da Taça UEFA, os «leões» na primeira eliminatória e os leirienses na ronda preliminar. O adversário dos «leões» sairá de um lote de alargado, numa fase em que entram em competição 96 equipas. Também se sabe desde já que Sporting e U. Leiria não se encontrarão, mesmo que os finalistas vencidos da Taça passem a pré-eliminatória.

TAÇA UEFA

Ponto da situação:

Sporting (1ª eliminatória)

A vitória do F.C. Porto na final da Taça garantiu aos leões a entrada directa na pré-eliminatória, onde terão estatuto de cabeça-de-série. A primeira ronda conta com 96 equipas, das quais 41 vêm da pré-eliminatória. O sorteio funciona nos seguintes moldes: há 6 grupos, constituídos por oito cabeças-de-série e oito equipas de coeficiente inferior. Cada cabeça-de-série forma par com uma equipa sem esse estatuto, com a certeza de que não há, nesta fase, embates entre equipas do mesmo país.

Quer isto dizer que os leões nunca jogarão com o U. Leiria, caso os leirienses passem a sua ronda de qualificação. Entre os possíveis adversários já definidos (mas nesta prova, ao contrário do que acontece com a Liga dos Campeões, há ainda muita coisa por definir), contam-se nesta altura o NEC, da Holanda, a armada turca formada por Genclerbirligi, Gaziantepspor, o Trabzonspor e o Malyatepsor, da Turquia, os noruegueses do Valerengen ou os belgas do La Louvière.

O facto de ser cabeça-de-série faz com que o Sporting tenha a garantia de não defrontar as equipas mais fortes, entre as quais se contam Valência, Liverpool, Roma Parma, Bordéus, Feyenoord, Hertha ou Kaiserslautern.

Entrada em cena:

A primeira eliminatória joga-se a 24 de Setembro (1ª mão) e 15 de Outubro (2ª).

Data do sorteio:

29 de Agosto, no Mónaco

U. Leiria (pré-eliminatória)

Como finalista vencido, o U. Leiria tem de disputar a pré-eliminatória para aceder à Taça UEFA, a exemplo do que sucedeu com o Leixões na época passada. Os leirienses são cabeças-de-série nesta ronda preliminar, o que lhes garante que não vão ter pela frente as 41 equipas mais fortes, entre elas o Lens, o Manchester City, o Estrela Vermelha ou o Steaua de Bucareste, entre outros.

Como possíveis adversários, o U. Leiria não terá qualquer peso pesado, mas pode ter o inconveniente de uma deslocação difícil, uma vez que países como Arménia, Cazaquistão, Bielorrússia e Albânia colocam sempre problemas logísticos complicados. As equipas de maior potencial futebolístico serão, em princípio, as representantes da Finlândia (Haka e MyPa 47), o adversário mais desejável, também em termos geográficos, são sem dúvida o Santa Coloma, de Andorra, e o SP Domagnano, de São Marino.

Caso superem esta ronda preliminar, os leirienses têm ainda algumas esperanças de obter o estatuto de cabeça-de-série, uma vez que há quatro posições por definir. Um dado que só será conhecido dentro de alguns dias. Nesse caso, estariam em situação de igualdade com o Sporting.

Entrada em cena:

Os jogos da pré-eliminatória cumprem-se a 14 e 28 de Agosto.

Data do sorteio:

20 de Junho (sexta-feira) em Genève.

Leia também:

Vitória do F.C.Porto na Taça coloca Sporting directamente na UEFA