Uma réplica da camisola oficial da selecção portuguesa pode ser adquirida na Internet por 49,61 libras, ou seja, 15.844 escudos. No catálogo da sports.com, a camisola com o símbolo das quinas é associada ao nome do país anfitrião do próximo campeonato europeu, em 2004. Juntamente com a fotografia a cores da camisola lusitana vem a sua descrição técnica: 100% polyester, decote em formato V e manga curta. No final, há uma pequena nota que informa o e-consumidor do tempo que demora a entrega: aproximadamente 72 horas. 

Procurando um pouco mais na mesma página, o visitante encontra, por exemplo, a bandeira portuguesa. Custa 14,32 libras, o equivalente a 4.573 escudos, mas leva duas semanas a chegar à casa do destinatário. É exactamente o mesmo tempo que demora a entrega da camisola antiga da selecção portuguesa, também ela disponível para aquisição electrónica. Comercializada a pensar nas pessoas que gostam de recordar os velhos tempos da selecção, esta camisola representa os dias do futebol antes do aparecimento dos patrocinadores. Na Internet, pode ser adquirida por 38,58 libras, ou seja, 12.321 escudos. 

Mas, à semelhança de Portugal, grande parte dos países que participam no Euro procurou disponibilizar alguns produtos na Internet. Assim fizeram a Espanha, a Alemanha, a França, Inglaterra, Noruega, Holanda, Itália, Bélgica e Dinamarca. Pela primeira vez na História, o Campeonato Europeu de Futebol começa a aproveitar os benefícios das novas tecnologias e vende os seus produtos de merchandising on-line. Além disso, os catálogos de comércio virtual anunciam ainda alguns artigos genéricos do Euro 2000, como o boné oficial, por 11,14 libras (3.558 escudos), o pólo oficial do Euro, por 22,66 libras (7.237 escudos) ou a t-shirt das 16 nações do Euro 2000, disponível por 11,01 libras, o equivalente a 3.516 escudos. 

Pode ler este artigo na íntegra em www.valor.iol.pt