A propósito de alguns jogadores que integram o plantel do Guimarães à experiência, Pimenta Machado foi claro: «Permitimos que alguns jogadores fizessem a pré-época, mas não quer dizer que vão ficar no plantel!». 

«Dei liberdade a Inácio para observar quem quisesse, mas quem faz as contratações sou eu!», reforçou a propósito dos jogadores que estão em fase de observação, como é o caso de Josivan, entre outros. O mesmo se poderá aplicar a Madjer, ainda que fonte bem documentada sobre o assunto nos garanta que o jogador proveniente do futebol de praia possa assinar nos próximos dias um vínculo com os minhotos.

Entretanto, apesar do emagrecimento que o plantel irá ficar sujeito após o final do segundo estágio (amanhã) ¿ em princípio, só 23 jogadores viajarão para o Algarve a fim de participar no Torneio Internacional do Guadiana ¿ já dará para clarificar quem serão os preteridos. Actualmente 30 jogadores integram o plantel e sete devem regressar amanhã a Guimarães. Por sua vez, ainda há algumas indefinições quanto ao futuro, já que não fazem parte dos planos da actual equipa técnica, casos de Paulo Gomes, Nandinho, Lima e Moreno. 

Sobre este assunto o presidente vimaranense avançou que dois jogadores já têm clube para a próxima temporada, não querendo no entanto revelar os nomes dos grémios em questão. «Para o Paulo Gomes já se arranjou uma solução e ele já sabe. O mesmo se poderá dizer em relação ao Lima, pois o seu futuro está resolvido de palavra. Falei com o presidente desse clube e há concordância entre todas as partes. Agora só falta o preto no branco», sustentou. Maisfutebol sabe que Lima está a ser pretendido por um clube da II Liga.  

Já sobre Nandinho, o presidente ainda não arranjou solução, mas «não interessa ao Guimarães mante-lo no clube», destacou em primeira análise, dando de seguida uma opinião mordaz sobre esta situação: «Não entendo como o Nandinho é tão bom jogador e ninguém o quer».