Vítor Paneira faz parte de um lote de jogadores que defendeu as camisolas do Benfica e do V. Guimarães durante a década de 90. Na hora de fazer um balanço dos clubes que mais prazer lhe deu, não tem dúvidas: «Os dois deram-me muita satisfação, mas o V. Guimarães realizou-me mais como futebolista. Fiz lá quatro excelentes épocas, de grande futebol, de grande qualidade. Satisfizeram-me muito», reconhece o actual treinador do Ribeirão, da Sério B da III Divisão.

Depois de sete temporadas em grande no clube da Luz, foi dispensado por Artur Jorge no Verão de 1995, mas conseguiu ganhar o seu espaço na cidade-berço: titular indiscutível, chegou a ser dado como transferível para o Logroñes, marcou quinze golos e esteve ligado a uma equipa de sonho que conseguiu o terceiro lugar na época 1997/98. Defende a sua teoria não só no plano pessoal como colectivo: «A ala direita do V. Guimarães era uma das melhores de sempre do futebol português. Tínhamos passado pelo Benfica, a única excepção foi o Capucho», recordou relativamente ao seu entrosamento com José Carlos e o actual extremo do F.C. Porto.

Ao analisar os dois Vitórias - o actual e o do seu tempo - tem dificuldades em considerar qual deles será melhor. «São equipas diferentes com sistemas de jogo diferentes. Uma coisa é certa, ambas praticam um futebol de grande qualidade, que motiva as pessoas. Dava gosto ver-nos jogar, tal e qual como agora», considera Vítor Paneira, que olha para o actual Benfica com uma certa desconfiança: «Nos últimos anos, tem tido dificuldades em termos nacionais e internacionais, porque precisa de uma certa consistência de jogo. No meu tempo, vivíamos de vitórias, porque são as vitórias que fazem as grandes equipas e é isso que falta ao Benfica.

Na Luz, Vítor Paneira diz que gostou «de trabalhar com Eriksson e Toni», de quem considera serem «dois grandes treinadores». Em Guimarães destaca três: «Quinito, Jaime Pacheco e Vítor Oliveira marcaram-me muito», confessa o actual técnico do Ribeirão, que espera chegar o mais longe possível nesta nova etapa da sua carreira.

Leia ainda: