Gibraltar prepara-se para jogar as suas partidas internacionais, nomeadamente a qualificação para o Euro 2016, no Estádio Algarve. O «Rochedo», sob administração inglesa mas reclamado pela Espanha, foi aceite como mebro da UEFA e passará a ter a sua seleção em competição, mas não tem um estádio para o efeito.

A informação foi confirmada à TVI por Seruca Emídio, presidente da Câmara Municipal de Loulé, o qual revelou que estão perto da conclusão as negociações, a que se seguirá a assinatura de um protocolo formal. O autarca não confirmou que as autarquias de Faro e Loulé, proprietárias do estádio, vão receber 25 mil euros por jogo, valor avançado pela Rádio Renascença, mas diz que «será próximo» desses números. Em causa, acrescenta, estão não apenas jogos oficiais, mas também particulares.

As negociações decorreram entre as autoridades futebolísticas de Gibraltar, a Federação Portuguesa de Futebol e as autarquias de Faro e Loulé.

Gibraltar foi oficializado em maio como 54º membro da UEFA. Contactado pelo Maisfutebol, o organismo europeu limitou-se a informar que os locais e estádios da qualificação para o Euro 2016 apenas serão divulgados apenas a 23 de fevereiro de 2014, quando for o sorteio.