A figura: Wires

Jogo exemplar do médio do Rio Ave, que chegou e sobrou para controlar o miolo gilista. Primeiro homem à frente da defesa, foi o poço de força do costume e mostrou a entrega que faz dele um homem imprescindível no esquema de Nuno Espírito Santo.

O momento: Marcelo castiga Adriano

Minuto 35. Adriano Facchini é um guarda-redes de provas dadas na Liga e, muitas vezes, salvação da equipa do Gil Vicente. Mas este domingo teve um erro fatal que viria a custar o jogo. Mediu mal a saída a um canto bem cobrado por Ukra. Marcelo aproveitou e desviou de cabeça, com pontaria. Resultado feito a dez minutos do descanso.

Outros destaques

Luís Martins

O destaque a Luís Martins é, na prática, um destaque às notórias carências do plantel gilista. Vítor Vinha chegou, treinou e foi titular, na semana passada. Luís Martins, ex-Benfica B, faz o mesmo. O jogo não lhe correu de feição e a chamada ao onze terá sido precipitada pelos castigos de Luís Carlos e Pedro Pereira. Mas não deixa de ser evidente que falta muita coisa ao Gil no ataque para conseguir a desejada manutenção.

Valdinho

É reforço. Ou pelo menos parece ser. Mais discreto na direita, solta-se quando está na esquerda, onde deu muito que fazer a Lionn. Rápido e com alguma habilidade, ficou à espera de melhor acompanhamento num par de lances em que fugiu bem mas não tinha uma referência na área para assistir. Saiu tocado a meia hora do fim.

Bebé

Apostado em aproveitar o espaço que lhe foi dado pelo Rio Ave para confirmar, de uma vez, as suas credenciais. Deambulou pela frente do móvel ataque à procura de um buraco para furar. Isolou Del Valle logo no primeiro minuto e rematou com intenção mas sem perigo sempre que via um espaço, no primeiro tempo.