O momento

GIL VICENTE: Depois de conseguir um ponto em Belém, a equipa de João de Deus regressa ao Cidade de Barcelos, onde se sente...em casa. De facto, até ao momento, o Gil nunca perdeu perante o seu público somando um empate e quatro vitórias. Sp. Braga e V. Guimarães contam-se entre as equipas que tombaram na cidade do Galo. Poderá a alma gilista chegar para travar o Sporting? O quarto lugar no campeonato é suficiente para, pelo menos, impor respeito.

SPORTING: Ainda se lembra da última vez? Esta deve ser a pergunta que qualquer sportinguista fará por estes dias. Há quase nove anos que o Sporting não é líder isolado do campeonato. A última vez data de janeiro de 2005, quando a equipa era orientada por José Peseiro. Leonardo Jardim, ainda sem assumir qualquer candidatura ao título, pode seguir-lhe as pisadas. Precisa fazer o que ainda não foi feito: ganhar em Barcelos.

Os ausentes

GIL VICENTE: Bruno Moraes, Keita e Pedró estão lesionados, embora os dois últimos até integrem a lista de convocados, prática habitual este ano no Gil Vicente.

SPORTING: Salim Cissé está lesionado.

Discurso direto

João de Deus (Gil Vicente): «Acredito que o Gil impõe respeito a qualquer adversário, não pelo quarto lugar, mas sim pela perspetiva que também temos de respeito para com o adversário. Quando desrespeitamos um adversário, por maior ou menor que ele seja, estamos mais próximos de perder.»

Leonardo Jardim (Sporting): «É mais um jogo importante para nós. Um jogo com um adversário que, neste momento, está na quarta posição da tabela. Está a fazer um excelente campeonato. É uma equipa que, em casa, tem criado muitas dificuldades a todos os adversários. Não é por acaso que tem quatro vitórias e um empate, em cinco jogos realizados. Mas o Sporting, dentro do que é a sua habitual forma de estar, vai procurar fazer um jogo de forma positiva e garantir o seu objetivo, que é a conquista dos três pontos.»

Outros confrontos

A eficácia de vitórias do Sporting em Barcelos não chega aos 50 por cento. A equipa leonina ganhou sete vezes num total de 16 encontros a contar para a Liga principal. Por quatro vezes o Gil Vicente ganhou e registaram-se, ainda, cinco empates. Na época passada o Sporting ganhou 3-2, num jogo em que até esteve a vencer 2-0 e deixou-se empatar. A última vitória do Gil foi há duas épocas por 2-0.

Equipas prováveis:

GIL VICENTE

Outros convocados: Caleb, Vítor Vinha, Peks, Eder, Daniel, Pedró, Leandro Pimenta, Keita, Vítor Gonçalves, Nélson Agra, Simi, Brito e Cláudio Pitbull

SPORTING

Outros convocados: Marcelo Boeck, Eric Dier, Rinaudo, Gerson Magrão, Vítor, Wilson Eduardo, Diogo Salomão e Slimani