Já despromovido à II Liga, depois da derrota em Penafiel na penúltima jornada do campeonato, o Gil Vicente despede-se da Liga diante do Belenenses, no próximo sábado, no Estádio Cidade de Barcelos.
 
João Vilela, capitão do Gil, falou com os jornalistas esta quinta-feira e garante motivação para a última jornada. «Não estamos a representar um clube qualquer, estamos a representar uma cidade e um concelho; independentemente de a nossa vida já estar definida temos que manter dignidade, deixar uma boa imagem e representar bem o clube até ao último minuto. O clube merece isso», referiu o médio.
 
O jogador com mais anos de casa no Gil, não esconde a mágoa pela descida de divisão. «É um dos momentos mais difíceis. Foi uma sensação muito difícil, muito complicada, é uma mágoa que vou guardar para sempre. Mas, infelizmente, já passei momentos mais difíceis neste clube, «o caso Mateus», e acredito que este clube vai ter estrutura e vai ter força para se levantar o mais rápido possível», afirmou João Vilela na sala de imprensa do municipal barcelense.
 
Assumindo a responsabilidade dos jogadores na despromoção do Gil Vicente, João Vilela analisou aquilo que correu mal: «Aconteceram muitas coisas desde o princípio. A equipa vinha de uma época complicada, depois começar logo com três derrotas não ajudou. Com a mudança de treinador conseguimos melhorar a espaços e com os reforços de janeiro a equipa mostrou que podia inverter o ciclo, mas infelizmente não conseguimos. Os problemas foram muitos e não é fácil trabalhar em cima de derrotas e de alguns empates ingratos. A confiança nunca foi total e em alguns momentos da época a equipa não sentiu confiança, tinha qualidade para fazer mais.»
 
A despedida acontecerá diante do Belenenses, clube com o qual os gilistas têm rivalidade depois do «Caso Mateus». O capitão do Gil Vicente promete lutar pelo triunfo. «Tem de ser mais uma motivação para nós, sabendo que os adeptos mantém viva a guerra com o Belenenses, tudo faremos para dar essa pequena alegria aos nossos adeptos», atirou.
 
João Vilela pediu desculpa aos adeptos do Gil Vicente e deixou um desabafo. «Este clube já sofreu situações piores e acredito que, mais cedo ou mais tarde, se possa levantar. Acredito que vai ter muita força para se levantar.».