José Gonçalves, defesa português do F.C. Thun (Suiça), esteve nos últimos dias a treinar no Everton, clube da Premier League inglesa que conta nas suas fileiras com Nuno Valente. Gonçalves regressou esta noite à Suiça, depois de ter comprovado as suas qualidade junto do treinador David Moyes, mas continua à espera de um convite de Portugal, apesar das propostas atractivas, do ponto de vista financeiro, do Everton e, sobretudo, do Crystal Palace, da segunda divisão britânica.
Agostinho Oliveira, seleccionador nacional de sub-21, está a seguir com atenção o jogador, preparando-se para chamá-lo, tendo em vista uma observação «in loco» de Gonçalves, que pode jogar como lateral esquerdo e como central, em vésperas do Campeonato da Europa da categoria. Foi, aliás, a pensar na selecção portuguesa que o jogador adiou uma operação que visava corrigir um ligeiro problema em ambas as pernas, que o tem limitado. «O Gonçalves adiou a operação porque foi-lhe explicado que assim seria impossível ir à selecção portuguesa a breve prazo. Ficaria seis semanas de fora. Preferiu adiar para Maio», explica o seu empresário, Ivan Reich, ao Maisfutebol.
«O José Gonçalves esteve a treinar com o Everton, fez os exames médicos, mas não deve ir já para outro clube. A proposta, do ponto de vista financeiro, é boa, mas a do Crystal Palace é ainda melhor, cerca de 400 mil euros/época para o jogador e 1,5 milhões de euros para o clube. O jogador já recusou propostas de vários países, porque está à espera de uma de Portugal que, curiosamente, ainda não chegou. Ele só quer jogar em Inglaterra ou em Portugal, mas devemos esperar até Fevereiro para tomar uma decisão», refere o representante do defesa.
José Gonçalves tem 21 anos e é companheiro de equipa de Nélson Ferreira no F.C. Thun, formação helvética que se destacou na presente edição da Liga dos Campeões. Nasceu em Portugal mas cresceu como jogador na Suiça e passou anteriormente pelo Vicenza (Itália). Foi observado recentemente pela equipa técnica da selecção nacional e quer jogar por Portugal, apesar de ter alinhado pelos sub-20 da Suiça há pouco tempo, num encontro particular.