Ainda antes do início da sessão de treino desta segunda-feira, o guarda-redes Gottardi abordou o difícil embate do próximo fim-de-semana frente ao FC Porto. Pelo rival, este poderá não ser o encontro mais indicado para o início da recuperação que os nacionalistas necessitam, depois de uma série de jogos menos positivos. Ainda assim, Gottardi está confiante num bom desempenho da equipa.

O período de paragem para os compromissos das seleções poderá retirar ritmo. «Nenhum jogador gosta de ficar tanto tempo sem jogar. Para um atleta isso é complicado. Os jogadores sabem que vão acabar por fazer mais físico, portanto, quanto mais competição melhor», começou por referir o guardião.

Gottardi afiança, no entanto, que a equipa tem «trabalhado desde o início do ano para que as coisas corram bem, seja contra o FC Porto ou outro clube qualquer», pelo que acredita que é possível alcançar o bom resultado, apesar de não descurar todas as dificuldades que, no seu entender, o FC Porto é capaz de colocar às equipas que visitam o Dragão, quer «pelo período que estão sem perder em casa, quer pela qualidade de jogadores que é indiscutível.»

Perante toda esta conjuntura, o guarda-redes alvi-negro até tem a tática para a vitória: «Temos de fazer o que fazemos sempre no campeonato. Temos tentado sempre jogar de uma forma bonita, discutir os jogos, com muito trabalho e determinação», começou por explicar, finalizando: «Vamos lá fazer uma boa exibição.»

Ora, depois de duas semanas de interrupção na competição, fruto da ausência na Taça de Portugal e dos compromissos da selecção nacional, os jogadores de Manuel Machado entraram agora na reta final da preparação para a deslocação ao estádio do Dragão.

A sessão de trabalho que teve lugar no estádio da Madeira contou já com a presença de Mexer e Marçal, atletas completamente recuperados das lesões que os vinham a apoquentar nos últimos dias, pese embora Marçal seja, na mesma, uma carta fora do baralho, já que terá de cumprir castigo frente ao FC Porto. Portas abertas à titularidade de Sequeira ou João Aurélio, assim.

Por outro lado, Miguel Rodrigues esteve ao serviço da selecção nacional de sub-21 que esta segunda-feira defrontou a sua congénere de Israel e Renato, com um estiramento no ligamento lateral do joelho esquerdo, juntaram-se a Edgar Abreu e Jaime na lista de ausências.