O Governo de Portugal aprovou um decreto-lei que torna obrigatório o policiamento dos espetáculos desportivos profissionais.
Esta decisão surge na sequência de vários incidentes em jogos de futebol profissional, alguns dos quais justificados pela falta de policiamento à medida.
«O decreto-lei determina que os espetáculos desportivos integrados em competições desportivas de natureza profissional como tal reconhecidas nos termos da lei devam sempre, obrigatoriamente, ser objeto de policiamento», explica o Conselho de Ministros, em comunicado.
Contudo, a fatura continuará a ser entregue aos clubes. «Aí não há alteração em relação àquilo que existe até agora. Esse pagamento é feito, naquilo que tem a ver com o policiamento dentro do recinto desportivo, pelos clubes desportivos», frisa Miguel Macedo.
O ministro da Administração Interna acrescentou um ponto. «Há, depois, uma componente de policiamento cuja responsabilidade, do ponto de vista da sua ativação, é evidentemente das forças de segurança. Desse ponto de vista não há nenhuma alteração.»