O Governo anunciou esta quinta-feira que vai retomar a proibição da circulação para fora e para dentro da Área Metropolitana de Lisboa no próximo fim de semana numa tentativa de travar o aumento de contágios da covid-19, com especial atenção à variante Delta detetada na capital portuguesa.

A ministra Mariana Vieira da Silva diz que há um «número muito alargado» de concelhos, a maioria da área da capital, em alerta face aos números registados na avaliação da última semana. «As restrições de circulação de e para a AML aplica-se a partir das 15h00 de amanhã», explicou a ministra da Presidência que adiantou ainda que esta proibição se aplica à área metropolitana como um todo e não entre concelhos.

A governante afirmou ainda que há uma maior prevalência da variante Delta na capital. «É difícil esta tomada de medidas, mas elas parecem-nos fundamentais para não fazer alastrar ao resto do país a situação que se vive em Lisboa», acrescentou.

Há um total de dez concelhos que não acompanham o país no desconfinamento, por terem registado, em duas avaliações consecutivas, incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes.

Estes concelhos são: Albufeira, Arruda dos Vinhos, Braga, Cascais, Lisboa, Loulé, Odemira, Sertã, Sintra e Sesimbra.

[EM ATUALIZAÇÃO]