Jenson Button, da Brawn GP, venceu o GP de Espanha, que se realizou em Barcelona. Com esta vitória o piloto inglês conseguiu o seu quarto triunfo em cinco provas. A Brawn GP conseguiu ainda a sua segunda dobradinha da temporada com Barrichello a terminar em segundo.
Button acabou por conseguir uma vitória estratégica. O companheiro de equipa seguia na frente, mas o inglês decidiu, após a primeira ronda de «pit stops», fazer um segundo percurso mais longo e, com isso, ganhou vantagem.
Logo na primeira volta ficaram quatro carros de fora. Numa das primeiras curvas registou-se um acidente aparatoso, levando Trulli, Buemi, Bourdais e Sutil a abandonar a corrida.
Mark Webber superou Felipe Massa e Sebastian Vettel, que estavam em terceiro e quarto desde a partida, e ficou com o último lugar do pódio. Massa teve de contentar-se com um sexto lugar.
O brasileiro pagou caro um erro da Ferrari. O piloto teve de tirar o pé do acelerador porque corria o risco de ficar sem gasolina. Assim, acabou por ceder o quarto lugar a Vettel (RBR-Renault) e o quinto a Fernando Alonso (Renault), que escapou do acidente que ocorreu na primeira volta.
Com esta vitória Jenson Button ampliou para 14 pontos a sua vantagem sobre Rubens Barrichello na classificação geral. A próxima corrida realiza-se no dia 24 de Maio, no Mónaco.
[notícia actualizada]