Fernando Alonso, da Renault, venceu o GP do Japão, 16ª prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1. O espanhol foi o mais rápido no circuito de Monte Fuji (01h30m21s892), aproveitando as confusões - ultrapassagens e penalizações - que envolveram os pilotos da Ferrari e da McLaren, Felipe Massa e Lewis Hamilton, no início da corrida.
O piloto assumiu a liderança após a primeira paragem nos pit stops e venceu a sua segunda corrida consecutiva. Algo que já não acontecia há 840 dias. O bicampeão fez a sua última «dobradinha» em Junho de 2006 - venceu em Inglaterra e no Canadá. Recorde-se que Alonso ganhou o GP de Singapura, a primeira prova nocturna na história da modalidade, disputada há duas semanas.
Robert Kubica, da BMW Sauber, terminou em segundo lugar (01h30m27s175), à frente de Kimi Raikkonen, da Ferrari, que completou o pódio (01h30m28s292).
Felipe Massa, da Ferrari, terminou a corrida no sétimo posto, depois de fazer uma ultrapassagem arriscada a Mark Webber na penúltima volta. O brasileiro foi punido no início da corrida com um drive through (passagem pelas boxes), por ter dado um toque em Lewis Hamilton. Mas beneficiou da penalização de Bourdais, subindo um lugar na classificação.
O inglês ficou na 12ª posição. O piloto da McLaren teve de passar pelas boxes, por ter atirado Raikkonen para fora de pista na largada.
Massa conseguiu ganhar dois pontos a Lewis Hamilton na classificação geral. O inglês tem mais cinco pontos que o brasileiro da Ferrari, a duas provas do final do campeonato.
A próxima etapa disputa-se na China, no circuito de Xangai, no dia 19 de Outubro. O GP do Brasil, marcado para 2 de Novembro, fecha as hostilidades.
(actualização após a penalização de Bourdais)