Uma grande penalidade convertida por Gyan, a cinco minutos do fim, garantiu ao Gana a vitória sobre a Sérvia, no jogo inaugural do Grupo D, neste domingo. Foi a primeira vitória de uma selecção africana neste Mundial, curiosamente, treinada por um sérvio, Milonav Rajevac, que recusou festejar.

FICHA DE JOGO

AO MINUTO

Com menos um jogador em campo, após a expulsão do central Lukovic na recta final do desafio, aos 74 minutos, o árbitro argentino Hector Baltassi voltaria a decidir correctamente pouco depois, ao assinalar a mão de Kuzmanovic em zona proibida.

Asamoah Gyan, avançado do Rennes, não desperdiçou o castigo máximo, já depois de o poste da baliza de Stojkovic lhe ter negado o golo aos 59 minutos e, ainda, no período de descontos.

Foi, contudo, um resultado imprevisível na maior parte do tempo, tal o equilíbrio registado num dos mais agradáveis jogos de seguir até ao momento na prova.

Frente a frente, a poderosa Sérvia com as suas estrelas do Inter (Stankovic), Manchester United (Vidic), Chelsea (Ivanovic) e Lazio (o Kolarov que Mourinho tanto parece desejar); do outro lado um Gana, a mais jovem selecção em competição, pela segunda vez na sua história numa fase final de um Campeonato do Mundo (esteve no Alemanha 2006), mas sem o seu jogador mais cintilante, Michael Essien, do Chelsea, que está lesionado. Rajevac, ainda assim, prescindiu de início dos médios Stephen Appiah (Bolonha) e Sulley Muntari (Inter).

Começou melhor a Sérvia, com Pantelic, nos segundos inciais, a ameaçar o guarda-redes aniversariante, Kingson, colega de Stojkovic no Wigan, na época passada. Nenhum dos dois teve muito trabalho ao longo dos 90 minutos, mas sobretudo o ganês foi decisivo na recta final, ao desviar para canto uma bomba de Krasic, aos 79 minutos. Antes, no primeiro tempo, esteve atento a um remate de fora da área de Stankovic, que acabou por segurar só à segunda.

Sem grandes oportunidades na etapa inicial, a complementar revelou um Gana mais afoito na construção de jogadas ofensivas, nomeadamente através de Gyan e Ayew, os mais avançados, e com Vidic a ficar mais que uma vez mal na fotografia. Foi, assim, que Ayew, campeão do mundo de sub-20 em 2009, cabeceou ao lado da baliza sérvia, aos 54 minutos, foi assim que Gyan acertou no poste logo a seguir (60).

A vitória chegaria na forma de uma grande penalidade, sem contestação e que empurrou o Gana para a frente do Grupo D, quando ainda faltam jogar a Alemanha e a Austrália.

Classificação do GRUPO D

Calendário do Mundial