O primeiro golo de Fredy Guarín ao Marítimo, na jornada 15 da liga, foi votado como o melhor na Europa pelos leitores do The Guardian. O médio do FC Porto admite que foi «especial», mas que o golo de sonho é «colectivo», em que a bola passe por toda a equipa.

«Foi um golo muito especial, muito lindo», disse Guarín, em declarações à Antena 2 colombiana. «A trajectória que a bola leva é impressionante, lembra-me um golo que fiz no sul-americano de sub-17 (em 2003), um dos melhores que fiz», continuou o portista.

Questionado sobre o golo com que sonha, Guarín foi bem claro: «Um com muitos toques de toda a equipa, que trabalhasse para o procurar e depois ser eu a finalizar. Um golo que fosse colectivo. Gostava muito.»

Guarín está de férias «junto da família», antes de ir disputar a Copa América pela selecção principal. «São bastantes dias de descanso, nos últimos faz-se um pouco de trabalho, porque há quem ainda esteja em competição», argumentou, sem querer perder muito a forma demonstrada ao serviço dos dragões.

«Depois de um ano a um nível muito alto, em 15 dias baixar o ritmo e voltar não é fácil, mas vamos fazer um trabalho especial, embora não vá ser fácil», admitiu.

Fredy Guarín respondeu a uma pergunta final Messi ou Ronaldo? «Gosto dos dois, mas são muito diferentes, concluiu.