O Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) criticou a marca desportiva Adidas por ter posto à venda duas camisolas alusivas ao Mundial de 2014.

O organismo considera que as camisolas têm uma conotação sexual e vai exigir que a marca alemã retire os produtos do mercado.

«A exploração sexual é um crime inaceitável e não pode ser confundida de forma alguma com uma modalidade de turismo. (...) Essa campanha vai no sentido contrário ao que o Brasil defende. O nosso esforço é voltado para a promoção do Brasil pelos atributos naturais e culturais. Uma iniciativa dessas ignora e desrespeita a linha de comunicação que o Governo adopta», disse num comunicado o presidente da Embratur, Flávio Dino.

Uma das camisolas contém a frase «I love (em símbolo) Brasil», sendo que o «love» surge invertido, dando a entender tratar-se de um rabo feminino. Já a outra camisola tem estampada uma mulher em biquíni com a frase «Lookin' to score in Brazil».

Recorde-se que esta terça-feira a presidente do Brasil, Dilma Rousseff escreveu no Twitter que o país estará pronto para combater o turismo sexual durante a competição.