A época desemboca aqui, no fim de semana que tem todas as decisões na mesa. Na Liga portuguesa pode ficar tudo resolvido (leia aqui o que pode acontecer e acompanhe depois EM DIRETO) e lá fora há muito mais. Bastava a última jornada da Premier League com a negra entre Manchester City e Liverpool depois de uma época gigante de ambos. Mas ainda há a penúltima ronda da Bundesliga com o Bayern Munique a tentar já arrumar o assunto e penúltima jornada na Holanda, onde o Ajax tenta reerguer-se do choque da Champions para se focar numa luta mano a mano pelo título. E uma grande jornada em Espanha na luta pela Liga dos Campeões.

É definitivamente fim de semana para limpar a agenda e reservar o sofá. Com paragem obrigatória ao início da tarde de sábado, para as decisões na Alemanha, e um domingo inteiro de comando na mão, a partir da hora de almoço e pela tarde fora.

O Maisfutebol dá uma ajuda, com o resumo do melhor que há para ver e os cenários para o que aí vem.

Sábado:

Leipzig-Bayern Munique (14h30, Eleven1)****

Borussia Dortmund-Fortuna Dusseldorf (14h30, Eleven4)***

Penúltima jornada da Bundesliga e quatro pontos a separar Bayern Munique e Borussia Dortmund. Os bávaros, que estiveram muito atrás mas aproveitaram as fragilidades do Dortmund, podem garantir já o sétimo título seguido, se ganharem ou igualarem o resultado do rival. Mesmo que percam e o Borussia empate, são não formalmente mas virtualmente campeões, porque têm uma vantagem de 18 golos de diferença, que teria de ser anulada nos dois jogos que faltam para inverter posições. O Bayern tem pela frente um Leipzig muito forte, tranquilo no terceiro lugar e que na verdade ainda pode chegar à segunda posição. O Dortmund defronta um Dusseldorf já tranquilo, com a permanência assegurada. A corrida ao título está de resto longe de ser o único motivo de interesse desta reta final da Bundesliga, com a luta pelo último lugar de Champions ao rubro: há cinco equipas separadas por três pontos e por isso vale a pena espreitar também os outros jogos da tarde na televisão, o Nuremberga-Borussia MGladbach (14h30, Eleven2) e o Bayer Leverkusen-Schalke 04 (14h30, Eleven5).

Nimes-Monaco (19h00, Eleven4)**

Três jogos pela frente para o Mónaco conseguir salvar o essencial de uma temporada para esquecer e evitar a descida. A equipa que é de novo de Leonardo Jardim recuperou algum ânimo com o regresso do treinador e o mercado de janeiro mas voltou a quebrar e não vence há seis jogos. Está nesta altura três pontos acima da linha de água e defronta nesta 36ª jornada um Nimes tranquilo.

Fiorentina-Milan (19h30, SportTV3)***

Um clássico que chega com a Fiorentina em baixa, numa época medíocre, e que é crucial para o Milan na luta pelos lugares de Champions. É essa a grande luta que resta na Serie A, com uma mão cheia de clubes na corrida. Com três jornadas por disputar o Inter está no terceiro lugar, com 63 pontos, a Atalanta no quarto e último posto de acesso à Europa dos milhões a Atalanta, com 62 pontos. O Milan tem 59, tal como a Roma, o Torino 57 e já a descolar a Lazio, com 55.

Domingo:

Ajax-Utrecht (13h30, SportTV5)***

O Ajax tem quatro dias para recuperar da imensa desilusão da Liga dos Campeões para se focar no outro grande objetivo, o campeonato. A comunicação do clube já começou a fazê-lo, a ver como reagirá a equipa já neste penúltimo jogo, que na realidade corresponde à 34ª jornada, uma vez que a ronda anterior foi adiada precisamente para dar ao Ajax mais tempo de preparação para a decisão de Champions com o Tottenham. O Ajax, em busca de um título que não ganha desde 2014, está empatado na frente com o PSV Eindhoven, com dois jogos por jogar, e tem vantagem na diferença de golos, o primeiro critério de desempate. São dez golos de diferença que o PSV terá de anular se ambos terminarem iguais. A transmissão inclui ligações ao AZ Alkmaar-PSV.

Brighton-Manchester City (15h00, SportTV3)****

Liverpool-Wolverhampton (15h00, SportTV2)****

Cá está, imperdível. A última jornada de um campeonato que teve dois grandes candidatos, ambos com mais de 90 pontos, milhas para lá da concorrência, e que chega ao fim com um ponto a separá-los. Vantagem do City de Bernardo Silva, que vem de 13 vitórias seguidas para a Liga e sobretudo daquele triunfo com o Leicester, a última grande barreira, decidido no golaço improvável de Kompany. O Liverpool chega aqui depois da gloriosa reviravolta frente ao Barcelona, com a presença na final da Champions garantida, mas não depende apenas de si. Precisava que o Brighton desse uma grande ajuda. E, já agora, precisa de superar o Wolverhampton da armada portuguesa, já com um notável sétimo lugar garantido numa época em que fez a vida negra aos grandes do futebol inglês – e eliminou o próprio Liverpool da Taça de Inglaterra. O City é campeão se fizer igual ou melhor resultado que o Liverpool. Se empatar e o Liverpool vencer, são campeões os «reds». Ainda há um cenário possível de igualdade pontual, em caso de derrota do City e empate do Liverpool. Aí entra a diferença de golos, nesta altura com vantagem de quatro para o City. Tão próximos que chegam à última jornada com um cenário incrível em aberto: numa conjugação improvável de resultados até poderemos ter pela frente o primeiro play-off da história da Premier League. Se o City perdesse por 4-0 e o Liverpool empatasse 4-4 ficariam iguais nos critérios todos e haveria então lugar a jogo de desempate. Uma enorme improbabilidade, mas este campeonato merecia um desfecho assim.

Barcelona-Getafe (17h30, Eleven1)***

Penúltima jornada de grande nível na Liga espanhola. À mesma hora jogam-se o At. Madrid-Sevilha (17h30, Eleven2) e o Valencia-Alavés (17h30, Eleven4), mais dois grandes duelos na corrida ao quarto lugar, o último de acesso à Liga dos Campeões. E há ainda o Real Sociedad-Real Madrid (17h30, Eleven5). Antes de mais foco no Camp Nou, onde o incrível Getafe procura defender a vantagem de três pontos para os perseguidores, frente a um campeão já consagrado, mas arrasado pela forma como caiu na Champions aos pés do Liverpool. Olhos também em Madrid, nesse duelo entre um Atlético que ainda não tem o segundo lugar fechado (pode ser ultrapassado pelo Real Madrid) e um Sevilha em quebra, mas ainda com o objetivo Champions na mira. E em Valencia, com um desafio exigente para a equipa da casa, também com pouco tempo para recuperar da desilusão que foi a eliminação na meia-final da Liga Europa frente ao Arsenal.

Roma-Juventus (19h30, SportTV3)***

Um duelo de alto nível com muito em jogo para a Roma na luta pelos lugares de Liga dos Campeões, nesta altura a três pontos de distância. Do outro lado a Juventus a rolar para o fim da época, com o «scudetto» já assegurado. E com Cristiano Ronaldo ainda de olho no título de melhor marcador da Serie A, quando leva 21 golos. A lista é liderada por Quagliarella, da Sampdoria, que tem 25 golos, e ainda há Duván Zapata, da Atalanta, com 22, bem como o polaco Piatek, com 21.  

Todas as transmissões em direto do fim de semana:

Sexta-feira:

St. Liège-Gent (19h30, Eleven4)**

St. Etiénne-Montpellier (19h45, Eleven1)**

Sábado:

Leipzig-Bayern Munique (14h30, Eleven1)****

Borussia Dortmund-Fortuna Dusseldorf (14h30, Eleven4)***

Nuremberga-Borussia MGladbach (14h30, Eleven2)***

Bayer Leverkusen-Schalke 04 (14h30, Eleven5)***

Angers-PSG (16h00, Eleven6)**

Cagliari-Lazio (17h00, SportTV3)**

Nimes-Monaco (19h00, Eleven4)**

Fiorentina-Milan (19h30, SportTV3)***

LA Galaxy-New York City (SportTV2)**

Domingo:

Rangers-Celtic (12h00, Eleven4)**

Shanghai SIPG-Shandong Luneng (12h35, SportTV2)**

Ajax-Utrecht (13h30, SportTV5)***

(Golos AZ-PSV)

Antuérpia-Anderlecht (13h30, Eleven5)**

Paderborn-Hamburgo (14h30, Eleven2)**

Colónia-Jahn Regensburg (14h30, Eleven6)**

Liverpool-Wolverhampton (15h00, SportTV2)****

Brighton-Manchester City (15h00, SportTV3)****

Barcelona-Getafe (17h30, Eleven1)***

At. Madrid-Sevilha (17h30, Eleven2)***

Real Sociedad-Real Madrid (17h30, Eleven5)***

Valencia-Alavés (17h30, Eleven4)***

Roma-Juventus (19h30, SportTV3)***

Marselha-Lyon (20h00, Eleven1)***

Atlanta United-Orlando City (20h00, SportTV1)**