Dérbi de Madrid e um Manchester City-Chelsea, jogo grande a apimentar a luta pela liderança da Premier League, mas não só. O fim de semana de futebol internacional que antecede o regresso das competições europeias tem muitos grandes jogos em perspetiva para ver na televisão. Por cá há a 21ª jornada da Liga, a arrancar já na sexta-feira com o Moreirense-FC Porto e que pode acompanhar aqui EM DIRETO, lá por fora há as grandes Ligas a todo o vapor. E o Maisfutebol, como sempre, a dar uma ajuda para o fim de semana no sofá.

Sexta-feira:

Valladolid-Villarreal (20h00, Eleven1/Nowo)

Oportunidade para ver em campo o Villarreal antes da visita a Alvalade para a Liga Europa, na próxima quinta-feira. Até agora, uma equipa à deriva no campeonato, onde não vence desde novembro. Pelo caminho despediu o treinador e voltou a contratar Javi Calleja, que tinha saído menos de dois meses antes. Está na penúltima posição na Liga, em zona de despromoção, em claro contraste com a boa campanha na fase de grupos da Liga Europa, onde terminou em primeiro no grupo.

Sábado:

Fulham-Manchester United (12h30, SportTV2)

O United no terreno de um Fulham a tentar fugir à descida, a procurar prosseguir a notável recuperação que encetou com Solskjaer. Até agora 10 jogos, nove vitórias, um empate e os «red devils» já só estão a dois pontos do Chelsea, a última equipa nos lugares de acesso à Liga dos Campeões. Depois o Manchester United tem pela frente uma série de grandes jogos, com o PSG para a Liga dos Campeões já na terça-feira e a seguir Chelsea e Liverpool.

Borussia Dortmund-Hoffenheim (14h30, Eleven2/Nowo)

À mesma hora há o RB Leipzig-E. Frankfurt (14h30, Eleven3/Nowo), duelo entre o quarto e o quinto classificados e com muito a dizer na luta pelos lugares de Champions. Depois entra em campo o líder, um Dortmund que empatou na última ronda mas acabou por aumentar a vantagem na frente, face à derrota do Bayern. São sete pontos, uma almofada confortável mas com muito campeonato ainda para jogar e agora um desafio exigente, mesmo que o Hoffenheim esteja longe dos bons sinais das últimas épocas: é oitavo, e apenas venceu um dos últimos nove jogos para a Bundesliga. Sete deles foram empates, um registo inusitado. Eliminado da Taça da Alemanha a meio da semana, o Dortmund volta a entrar em campo na quarta-feira em Londres, frente ao Tottenham, para a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.  

Liverpool-Bournemouth (15h00, SportTV2)

Pressão, pressão, pressão. A vitória do Manchester City sobre o Everton a meio da semana, em jogo antecipado da ronda seguinte, deixou a equipa de Pep Guardiola em igualdade com o Liverpool, que na última ronda cedeu dois pontos frente ao West Ham. De repente, a Premier League está de novo em aberto e esta receção ao Bournemouth é um teste de fogo à candidatura dos «reds». Uma vitória volta a repor distâncias, qualquer outro resultado só acentuará a pressão para a reta final.

At. Madrid-Real Madrid (15h15, Eleven1/Nowo)

Dérbi de Madrid depois do clássico espanhol a meio da semana, para a Taça do Rei, que terminou com empate entre o Real Madrid e o Barcelona. Os merengues têm vindo a recuperar na Liga e os dois rivais desta tarde estão separados por apenas dois pontos, com o At. Madrid em segundo, a seis do líder Barcelona. Em risco de ser ultrapassado pelo Real se perder, mas também de voltar a aumentar o fosso em caso de vitória. É o terceiro duelo da época, depois da vitória do Atlético na Supertaça Europeia e do empate no Bernabéu na primeira volta, num estádio que tem sido a força dos «colchoneros»: ainda não perderam esta temporada no Metropolitano.

PSG-Bordéus (16h00, Eleven3/Nowo)

Aconteceu algo inédito na última ronda, a primeira derrota do PSG no campeonato, frente ao Lyon. Longe de ameaçar a vantagem parisiense – 10 pontos sobre o segundo, o Lille, com dois jogos a menos – mas a mostrar que o campeão não é invencível, antes do jogo com o Bordéus, outro histórico mas que anda lá pelo meio da tabela da Ligue 1. E antes do arranque do grande duelo dos oitavos da Liga dos Campeões, a visita de terça-feira ao Manchester United.

Bayern Munique-Schalke (17h30, Eleven1/Nowo)

Clássico do futebol alemão, ainda que o Schalke ande lá por baixo esta época. O Bayern vem de uma derrota na ronda passada, que o fez cair para terceiro lugar, em igualdade com o Borussia MGladbach. Com o Dortmund a sete pontos, está de resto tudo em aberto nos lugares de Liga dos Campeões, com muitos candidatos na corrida.

Domingo:

Manchester City-Chelsea (16h00, SportTV2)

Um City com o balão cheio na receção ao Chelsea para o jogo grande da ronda, à procura de se manter colado ao Liverpool na liderança. Muito em jogo também para os «Blues», que têm pelo menos o quarto lugar para defender. E sobretudo um grande jogo em perspetiva entre o City de Guardiola e o Chelsea de Sarri, que venceu em Stamford Bridge o duelo da primeira volta.

Sassuolo-Juventus (17h00, SportTV3)

Cristiano Ronaldo reencontra a equipa a quem marcou o primeiro golo na Serie A, um jogo que chega depois da Juventus ter cedido um empate frente ao Parma que reduziu para uns ainda assim muito confortáveis nove pontos a vantagem sobre o Nápoles. É um Sassuolo a olhar para cima, ainda com um lugar europeu ao alcance, aquele que espera o gigante de Turim.

At. Bilbao-Barcelona (19h45, Eleven1/Nowo)

Antes há o Sevilha-Eibar (17h30, Eleven1/Nowo), com os andaluzes em risco de descolarem ainda mais do grupo da frente: já estão a seis pontos do Real Madrid. Depois o Barcelona em Bilbao, frente a um Athletic a fazer uma época pouco entusiasta e a tentar capitalizar o resultado do dérbi de Madrid, quando leva seis pontos de vantagem sobre o Atlético e oito sobre o Real.

Todas as transmissões em direto do fim de semana:

Sexta-feira:

Chievo-Roma (19h30, SportTV3)

Genk-Standard Liége (19h30, Eleven3/Nowo)

Dijon-Marselha (19h45, Eleven2/Nowo)

Valladolid-Villarreal (20h00, Eleven1/Nowo)

Sábado:

Getafe-Celta Vigo (12h00, Eleven1/Nowo)

Fulham-Manchester United (12h30, SportTV2)

Borussia Dortmund-Hoffenheim (14h30, Eleven2/Nowo)

RB Leipzig-E. Frankfurt (14h30, Eleven3/Nowo)

Liverpool-Bournemouth (15h00, SportTV2)

At. Madrid-Real Madrid (15h15, Eleven1/Nowo)

PSG-Bordéus (16h00, Eleven3/Nowo)

Fiorentina-Nápoles (17h00, SportTV3)

Bayern Munique-Schalke (17h30, Eleven1/Nowo)

Espanhol-Rayo Vallecano (17h30, Eleven2/Nowo)

Brighton-Burnley (17h30, SportTV2)

Parma-Inter (19h30, SportTV3)

Girona-Huesca (19h45, Eleven1/Nowo)

Independiente-Union Santa Fé (22h20, SportTV4)

Domingo:

Leganés-Betis (11h00, Eleven1/Nowo)

Bolonha-Génova (11h30, SportTV3)

Montpellier-Mónaco (14h00, Eleven2/Nowo)

Sampdoria-Frosinone (14h00, SportTV5)

Valencia-Real Sociedad (15h15, Eleven1/Nowo)

Manchester City-Chelsea (16h00, SportTV2)

Guingamp-Lille (16h00, Eleven2/Nowo)

Sassuolo-Juventus (17h00, SportTV3)

Sevilha-Eibar (17h30, Eleven1/Nowo)

Milan-Cagliari (19h30, SportTV3)

At. Bilbao-Barcelona (19h45, Eleven1/Nowo)

Nice-Lyon (20h00, Eleven2/Nowo)

River Plate-Racing (22h20, SportTV3)

Belgrano-Boca Juniors (00h30, SportTV3)

Segunda-feira

Wolverhampton-Newcastle (20h00, SportTV2)

Defensa y Justicia-Argentino Juniores (22h00, SportTV2)