Sim, claro que este é o fim de semana em que a Liga portuguesa pode ter várias decisões, incluindo a do título (Sporting-V. Setúbal, sábado às 20.45, e Marítimo-Benfica, domingo às 20.30, na SportTV 1). Mas descontando essa evidência, mais a do Europeu de sub-17 - onde pelo menos pode seguir o próximo jogo da seleção portuguesa - e a da abundante oferta de modalidades, como o início da decisão do Campeonato de andebol (Benfica-ABC) e o fecho do Masters de Madrid, onde João Sousa esteve em grande, este continua a ser um fim de semana muito rico em jogos de futebol estrangeiro para acompanhar.

Mesmo depois de já ser conhecido o campeão inglês – vénia ao Leicester, quanto mais não seja por nos dar uma história que vai perdurar no tempo – há decisões importantes na Premier League, desde logo a discussão dos lugares de acesso à Liga dos Campeões. E, na Alemanha, a mais que provável consagração do Bayern deve acontecer a seguir ao almoço de sábado. O grande problema, desta vez, vai ser conciliar as ofertas mais interessantes, já que, com a Liga espanhola ao rubro, teremos Barcelona, Atlético e Real Madrid a jogarem à mesma hora paera a decisão do título. Enfim, arranje-se como puder, que este domingo vai ter uma ronda de zapping intenso pela frente – estes são os jogos que não deve mesmo perder, sábado e domingo:

Sábado

Norwich-Man. United (12.45, BTV 2) ****

É uma final para as duas equipas, embora por razões diferentes: o Manchester United ainda sonha com a ida à Liga dos Campeões e espera poder capitalizar com o City-Arsenal de domingo. Mas, para isso, tem obrigatoriamente de ganhar, em casa de um adversário que, por sua vez, se agarra com unhas e dentes às últimas esperanças de permanecer na elite. Dito de outra forma: quem perder, dançou. Intensidade máxima garantida, mesmo que a qualidade de jogo não venha a ser à prova de bala: nesta altura da temporada, o coração fala mais alto do que o resto…

Ingolstadt-Bayern Munique (14.30, SportTV 2) ****

O empate com o Borussia Moenchengladbach, na jornada anterior, adiou a conformação do título para os homens de Guardiola. E, a meio da semana, veio o maior balde de água fria, com nova eliminação – a terceira seguida - nas meias-finais da Liga dos Campeões, diante do At. Madrid. Também por isso, é quase inevitável que o Bayern feche as contas internas neste sábado, a uma jornada do fim: o empate chega, mesmo que o Dortmund vença o seu jogo à mesma hora. Curar a deceção com o inédito tetracampeonato é a forma de virar a página – e de escrever o penúltimo capítulo na era Guardiola, antes da final da Taça com o Dortmund, dentro de duas semanas.

Leicester-Everton (17.30, BTV 2) ****

O essencial já está garantido, e não há muito a esperar de um jogo entre duas equipas que já fecharam a temporada. Mas o futebol não é só isso: como passar ao lado dos festejos do mais improvável e sensacional título da história do futebol inglês - pelo menos - dos últimos 38 anos? Ranieri, Vardy, Mahrez e companhia merecem todos os aplausos e a consagração perante os seus adeptos. Resta apenas ver até que ponto a semana de festejos a roçar a loucura vai implicar uma quebra de rendimento dentro de campo. Agora que já são heróis de papel passado, vai ser difícil os foxes continuarem tão focados como até aqui. Mas que a festa vai valer a pena, ah, isso…

Domingo

Portugal-Escócia, sub-17 (12.30, Eurosport 2)

Poderá ser este um ano de ouro para a seleções nacionais? As expetativas são altas, e o pleno de presenças em fases finais - dos sub-17 aos olímpicos, passando pelos sub-19 e pelos AA - ajuda a alimentar as expetativas. A boa entrada em cena dos sub-17, diante do Azerbaijão confirma os créditos da equipa de Hélio Sousa. Uma vitória sobre a Escócia, neste domingo, escancara as portas das meias-finais. E, além disso, quem resiste à oportunidade de travar conhecimento com os talentos que, daqui por meia dúzia de anos, nos vão fazer sonhar a um nível ainda mais alto?

De Graafschap-Ajax (13.30, SportTV 2) ****

Jornada de todas as decisões na Eredivisie, com Ajax e PSV empatados em pontos, mas com vantagem de seis golos para a equipa de Amesterdão. Não sendo mesmo nada provável que o PSV consiga ganhar por sete golos de diferença ao PEC Zwolle, as contas são simples: uma vitória faz com que o Ajax retome a senda dos títulos, interrompida na época passada, precisamente pelo PSV. Qualquer outro resultado, perante um adversário já despromovido, poderá dar a origem a um golpe de teatro – o que seria um enorme anticlímax, num ano em que o Ajax perdeu a sua maior referência.

Manchester City-Arsenal (16, BTV 2) *****

Sim, o título já está entregue, mas ainda há coisas por decidir. Por exemplo, perceber se o City, porventura o mais forte favorito ao título, no início da época, vai agravar ainda mais a deceção do Bernabéu, a meio da semana, ficando fora dos lugares de acesso à Liga dos Campeões. Face à concorrência de Manchester United e do próprio West Ham, esse é um risco bem real para os homens de Pellegrini, obrigados a bater um concorrente direto que, por sua vez, arrisca cair para o quarto posto e, assim, falhar a entrada direta na fase de grupos – o que no atual clima poderia complicar ainda mais a vida a Arsène Wenger.

Real Madrid-Valencia (16, SportTV 2) ****

Barcelona-Espanyol (16, SportTV 3) ****

Levante-At. Madrid (16, SportTV 5) ****

Como se já não bastasse a concorrência do jogaço da Premier League, neste caso não há mesmo volta a dar: terá de treinar o zapping e acompanhar em simultâneo os três jogos por onde passa a decisão do título espanhol. O Barcelona está na pole position e fará algum sentido começar por manter-se atento ao dérbi catalão. Mas no Bernabéu haverá vários portugueses em ação – e a curiosidade extra de perceber se Ronaldo está efetivamente de volta em pleno ou continuará a gerir esforços até à final da Champions. E, claro, há ainda o At. Madrid – sempre a correr por fora, e sempre capaz de trocar as voltas aos favoritos. Não é assim, Pep?

Se este menu não for suficiente, veja as restantes transmissões diretas dos jogos do fim de semana:

Europeu de sub-17

Sexta-feira:

Holanda-Espanha (12.30, Eurosport 2)

França-Dinamarca (16 h, Eurosport 2)

Domingo:

Alemanha-Bósnia Herzegovina (16, Eurosport 2)

Sábado:

CSKA Moscovo-Terek Grozny (12.30, SportTV 2) ***

Eintracht Frankfurt-B. Dortmund (14.30, SportTV 3) ***

Sunderland-Chelsea (15 h, BTV 2) **

Bolonha-Milan (19.45, BTV 2) ***

San Lorenzo-River Plate (21.45, SportTV 3) *

Vancouver-Whitecaps, Portland Timbers (22 h, Eurosport 2) *

Racing-Estudiantes (00 h, SportTV 1) **

Domingo:

Roma-Chievo (11.30, BTV 2) ***

Tottenham-Southampton (13.30, BTV 2) ***

Torino-Nápoles (19.45, BTV 2) ***

Santos-Osasco (20, SportTV 5) *

LA Galaxy-New England Revolution (20.30, Eurosport 1) *

Boca Juniors-Huracan (22.30, SportTV 2) *

DC United-New York City (00.30 h, Eurosport 1) *