As emoções fortes da Liga portuguesa, pelo menos no que diz respeito aos lugares de topo, estão reservadas para sexta e segunda-feira. E isto quer dizer que sábado e domingo ficam com mais tempo livre para dedicar a outras modalidades e ao futebol que se joga lá por fora. No regresso das Ligas, após a pausa das seleções, claro que quase todos os olhos vão estar voltados para o Camp Nou, onde o clássico vai assinalar o primeiro duelo nos bancos entre Zidane e Luis Enrique – além do enésimo duelo entre Messi e Cristiano Ronaldo, mas disso já não há muito que tenha ficado por dizer. Mas há mais, com destaque para a última atuação do Bayern Munique, antes de receber o Benfica. Observação? Há muito que a equipa de Guardiola está devidamente observada por quem gosta de futebol, não é verdade? Mas fique com esse e outros pontos imperdíveis para um fim de semana rico em desporto de sofá. A propósito: não se fique por isso, aproveite também para fazer exercício.

Sábado

Bayern Munique-Eintracht Frankfurt (SportTV 3, 14.30) ****

Apesar do favoritismo continuar a ser absoluto, os cinco pontos de vantage sobre o Borussia Dortmund ainda não permitem falar em título no bolso – o que é uma novidade nos últimos tempos para o Bayern Munique. Antes da receção ao Benfica, importa ver ate que ponto o célebre vírus FIFA deixou marcas na equipa de Guardiola, para lá da já conhecida baixa de Robben. Pela frente, o Bayern terá um histórico do futebol alemão, que chega a Munique com a corda na garganta, em plena luta pela fuga à despromoção.

Liverpool-Tottenham (BTV2, 17.30) ****

A sete jornadas do fim, e contra todas as expetativas, não é o surpreendente Leicester quem dá sinais de quebra, mas sim os seus perseguidores. Quem ainda se mantém relativamente perto é o Tottenham, que seria a justificadíssima sensação da temporada, não se desse o caso de a equipa de Claudio Ranieri ser uma sensação ainda maior. O certo em que os spurs, a cinco pontos, não têm margem de erro na visita a Anfield, diante de uns reds igualmente obrigados a vencer, para ainda terem uma vaga europeia na próxima temporada. O efeito Klopp contra o efeito Pochettino deixa um jogo de desfecho imprevisível, mas de alta voltagem garantida.

Barcelona-Real Madrid (SportTV 2, 19.30) *****

É indiscutivelmente, o grande jogo do fim de semana: se só tiver hipótese de ver um, é este mesmo. O que há de mais importante para dizer já foi explicado aqui mas nunca é de mais sublinhar que este é daqueles jogos em que a atenção deve estar ao máximo ainda antes do pontapé de saída, até pelo envolvimento emocional provocado pela morte recente de Johan Cruijff. De resto, é simples: o que está em causa é uma rivalidade centenária, mais do que decisões a curto prazo - o título parece irremediavelmente encaminhado para o Barcelona, mesmo que o Real consiga impor-se em casa do rival, na estreia de Zidane em clássicos. Que o Barça parece melhor nesta fasde, não há grandes dúvidas. Mas que Ronaldo e companhia têm uma palavra a dizer, para mais com o vírus FIFA pelo meio, também não há dúvidas.

DomingoUdinese-Nápoles (BTV2, 11.30) ****

Uma boa maneira de começar o domingo, no que se prevê que seja uma sessão contínua até à hora do lanche. É um jogo de interesses simétricos: a Udinese, do português Bruno Fernandes, está apenas três pontos acima da linha de despromoção, enquanto o Nápoles, de um super-Higuaín, está a apenas três pontos da líder Juventus, que ainda por cima vem fortemente desfalcada da paragem de seleções. Em oito jornadas ainda pode acontecer muita coisa – mas se o Nápoles deixa aumentar a diferença, o título fica francamente encaminhado para a vecchia signora.

Leicester-Southampton (BTV 2, 13.30) ****

Já não há outra maneira de definir a campanha do Leicester se não como a maior surpresa das últimas décadas – e não estamos a referir-nos apenas ao campeonato inglês. Há um ano, por esta altura, os foxes estavam a iniciar a Grande Evasão, escapando a uma descida que, em fevereiro de 2015, parecia inevitável. 13 meses passados, uma equipa de rejeitados e wannabes, treinada por um técnico que nunca conquistou um título de campeão, está a levar a melhor sobre a legião milionária de Chelsea, Manchesters, Arsenal e companhia, pondo o mundo inteiro a torcer por fora. Mas o Southampton, de Cédric e José Fonte, ainda está na luta por uma vaga europeia, forçou o líder a um empate na primeira volta – e tem argumentos para repetir a proeza.

Borussia M’Gladbach-Hertha Berlim (SportTV 1, 14.30) ****

Certo, o título já não passa por aqui. Mas uma vaga na Liga dos Campeões, sim: o Hertha tem sido a grande sensação da temporada e está firme no terceiro lugar. O Moenchengladbach, em quinto, está a seis pontos e, se não vencer, terá de começar a mudar o chip para a Lga Europa. Mas estamos a falar de uma das mais entusiasmantes equipas da Bundesliga, em especial quando atua perante os seus adeptos. Que o diga o Bayern, que sofreu neste estádio a sua única derrota como visitante. Portanto, preparem-se: há um terceiro lugar em jogo, que vale muitos milhões e garante futebol de primeiríssima linha.

Zenit-CSKA Moscovo (SportTV 2, 17.30) ****

A eliminação diante do Benfica, na Liga dos Campeões, deixa o Zenit obrigado a salvar a temporada na frente doméstica. Apesar da irregularidade, a equipa de Villas-Boas chega a esta fase da época ainda dentro da carruagem do título, em quarto lugar mas a apenas seis pontos do líder CSKA, faltando nove jornadas para o fim. As contas são claras: em caso de vitória, o campeão reentra de pleno direito no pelotão da frente, podendo dar a Villas-Boas uma despedida à altura. Se empatar, tudo fica mais complicado, porque esta é uma corrida com vários candidatos - os sete primeiros estão separados por nove pontos. E, se perder, até o objetivo de recurso, o acesso à Liga dos Campeões, fica seriamente comprometido para Danny, Neto, Hulk, Garay e companhia. Sim, é uma espécie de final para a equipa mais portuguesa do futebol russo.

Se este menu não for suficiente para os seus gostos, eis os outros diretos do futebol estrangeiro no fim de semana:

Sexta-feira

B. Leverkusen-Wolfsburgo (SportTV, 19.30) ***

Gent-Zulte Waregem (SportTV, 19.30) *

Mónaco-Bordéus (BTV2, 19.30) ***

Sábado

Aston Villa-Chelsea (BTV2, 12.45) ***

Ingolstadt-Schalke 04 (SportTV 14.30) **

At. Madrid-Bétis (SportTV 15 h) ***

Arsenal-Watford (BTV2, 15 h) ***

Las Palmas-Valencia (SportTV 17.15) **

Borussia Dortmund-Werder Bremen (SportTV 17.30) ***

Juventus-Empoli (BTV2, 19.45) ***

Boca Juniors-At. Rafaela (SportTV 21.45) **

Chicago Fire-Philadelphia Union (Eurosport, 22 h) *

São Paulo-Oeste (SportTV, 22.30) *

Patronato-River Plate (SportTV 00 h) *

Domingo

Ath. Bilbao-Granada (SportTV, 11 h) **

Málaga-Espanhol (SportTV 15 h) **

Ajax-Zwolle (SportTV, 15.45) **

Man. United-Everton (BTV2, 16 h) ***

Velez Sarsfield-Godoy Cruz (SportTV, 17.45) **

Sevilha-Real Sociedad (SportTV, 19.30) ***

Inter-Torino (BTV2, 19.45) ***

Palmeiras-Corinthians (SportTV, 20 h) ***

Capivariano-Santos (SportTV, 22.30) *