Apertem os cintos, vem aí um fim de semana de luxo de futebol internacional. Tempo de decisões também por cá, com a 28ª jornada da Liga para acompanhar aqui EM DIRETO, mas com muito mais para ver. Há Bayern Munique-Borussia Dortmund com vista para o título alemão, há Barcelona-At. Madrid, há meias-finais da Taça de Inglaterra a falar português no Wolverhampton-Watford e há a possibilidade de assistirmos desde já à consagração de dois campeões anunciados: tanto Juventus como PSG podem arrumar o assunto, dependendo do que fizerem, eles e os mais diretos perseguidores.

Difícil mesmo vai ser gerir tudo o que há para ver em direto na TV. Aqui está o nosso contributo para estes dois dias alucinantes de comando na mão. 

Sexta-feira:

Southampton-Liverpool (20h00, SportTV2)***

O Liverpool em campo a coincidir com o FC Porto-Boavista, antes do encontro com os dragões em Anfield para o início da decisão dos quartos de final da Champions. Os «reds» a tentarem voltar ao primeiro lugar, agora a um ponto do Manchester City, frente a um Southampton que tem vindo a recuperar na luta pela permanência e está cinco pontos acima da linha de água, quando só falta definir um lugar de descida, depois de seladas as despromoções de Fulham e Huddersfield.

Sábado:

Schalke-E. Frankfurt (14h30, Eleven4)***

Antes do combate de chefes pelo título, a luta pelos lugares de Champions e a oportunidade para medir o pulso ao Eintracht Frankfurt, que na quinta-feira visita o Benfica para a primeira mão dos quartos de final da Liga Europa. A equipa de Gonçalo Paciência e Jovic está no quarto lugar e visita um Schalke a fazer uma época medíocre, que ainda não está a salvo da descida. À mesma hora joga-se o Bayer Leverkusen-Leipzig (14h30, Eleven2), um duelo que promete. O Bayer está a sete pontos dos lugares de Champions, o Leipzig parece cada vez mais sólido no terceiro lugar. A jornada tem ainda no domingo outro duelo direto na corrida à Europa, o B. MGladbach-Werder Bremen (17h00, Eleven2).

Real Madrid-Eibar (15h15, Eleven1)***

Nem Zidane está a conseguir estabilizar este Real Madrid, que pareceu ganhar algum alento com o regresso do francês, o terceiro treinador da época, mas cedo voltou a deixar evidentes os desequilíbrios. A meio da semana perdeu com um Valencia em ascensão, afundando-se mais ainda no terceiro lugar. Agora recebe um Eibar tranquilo, que venceu em casa o duelo da primeira volta, por 3-0. A tarde de Liga espanhola tem ainda o Rayo Vallecano-Valencia (17h30, Eleven1), com a equipa de Gonçalo Guedes em casa de um Rayo aflito, a tentar reforçar a candidatura a um lugar de Champions.

Juventus-Milan (17h00, SportTV3)****

Clássico em Turim com vista para o «Scudetto». Um triunfo deixaria a Juve ainda mais perto do oitavo título consecutivo e até poderia abrir caminho à festa neste fim de semana, em caso de derrota do Nápoles no domingo, na receção ao Génova. São 18 pontos de diferença com oito jornadas por jogar, se não for já é apenas uma questão de tempo para Cristiano Ronaldo e companhia selarem a conquista do título. Há muito em jogo para lá disso, com o Milan na luta pelos lugares de Champions – é quarto, com Atalanta, Lazio, Roma e Torino na perseguição. Os «rossoneri» estão mais fortes esta época, mas o fosso para a Juve tem vindo a aumentar: não vencem em casa da «Vecchia Signora» desde 2011.

Bayern Munique-Borussia Dortmund (17h30, Eleven2)*****

O jogo dos jogos na Bundesliga, não se pode pedir melhor que isto. Der Klassiker chega ao duelo 100 para o campeonato alemão com a luta pelo título em jogo, o Borussia Dortmund embalado depois de recuperar a liderança, agora com dois pontos de vantagem na frente a sete jornadas do fim, o Bayern vindo de uma escorregadela na última ronda e de um apuramento épico na Taça da Alemanha a meio da semana, um 5-4 arrancado a ferros ao Heidenheim. O Dortmund ganhou o duelo da primeira volta, em casa (3-2), mas muito mudou desde então.

Manchester City-Brighton (17h30, SportTV2)***

Wembley no centro das decisões da Taça de Inglaterra. Na primeira meia-final o Manchester City a tentar manter vivo o sonho de conquistar quatro competições. Já tem a Taça da Liga, está na luta pela Premier League e segue na Champions, onde tem encontro marcado com o Tottenham para terça-feira. Do outro lado um Brighton em zona perigosa no campeonato mas muito perto do sonho na Taça de Inglaterra, sem nada a perder frente ao City de Guardiola, Bernardo Silva e companhia.

Barcelona-At. Madrid (19h45, Eleven1)****

O clássico do Camp Nou ganhou novo alento com o deslize do Barça a meio da semana, quando salvou um empate no final no louco jogo com o Villarreal. Ainda são oito pontos de distância ente ambos, a oito jornadas do fim, mas a instabilidade do líder Barcelona, que para a semana tem jogo em Old Trafford para a Liga dos Campeões, deixa a porta aberta à expectativa. Para lá disso, é o jogo-cartaz da jornada, num duelo que tem ganho dimensão, com o Atlético a eliminar por duas vezes o Barça da Champions nos últimos anos, ainda que para a Liga não vença no Camp Nou desde 2006.

Domingo:

Getafe-At. Bilbao (13h00, Eleven1)***

O dia começa com o Alavés-Leganés (11h00, Eleven1), com a equipa da casa envolvida na louca corrida pelos lugares de Champions na Liga espanhola, e segue com outro encontro de olhos na Europa, entre um Getafe que se vai mantendo na quarta posição mas tem muita gente a pressionar para lá chegar, e um At. Bilbao que veio de trás mas está a apenas quatro pontos de distância. É um domingo de Liga espanhola com vista para a luta europeia, que segue à tarde com o Valladolid-Sevilha (15h15, Eleven1) e à noite com o Betis-Villarreal (19h45, Eleven1).

Everton-Arsenal (14h05, SportTV1)***

Numa ronda intercalada com as meias-finais da Taça de Inglaterra, o Goodison Park recebe jogo grande para o campeonato, com o Everton de Marco Silva a tentar confirmar os sinais de retoma, vindo de duas vitórias seguidas, frente a um Arsenal que conseguiu chegar à zona Champions, mas não tem nada garantido: é quarto, em igualdade com o Chelsea, a um ponto do Tottenham e dois de vantagem para o Manchester United.

Watford-Wolverhampton (16h00, SportTV3)****

A incrível época dos Wolves teve mais um capítulo épico a meio da semana, com novo triunfo sobre o Manchester United, que a equipa mais portuguesa de Inglaterra já tinha eliminado precisamente na Taça de Inglaterra. Agora o Wolverhampton de Nuno Espírito Santo, Rui Patrício, Ruben Neves, João Moutinho, Diogo Jota, Hélder Costa, Ivan Cavaleiro, Rúben Vinagre e Pedro Gonçalves chega a Wembley e está a um jogo da final da mais tradicional competição do planeta futebol, frente ao Watford, também com um português nas fileiras, o jovem Domingos Quina. O Wolverhampton tem sido uma equipa que cresce frente aos mais fortes, aqui é um duelo entre equipas do «mesmo» campeonato: o Watford é oitavo no campeonato, a um ponto dos Wolves, e venceu o duelo da primeira volta no Molineux por 2-0.

Inter-Atalanta (17h00, SportTV5)***

Jogo grande na luta pelos lugares de Champions, com o Inter a crescer, depois de uma ronda em que recuperou o proscrito Icardi e se distanciou no terceiro lugar, e a Atalanta na quinta posição, a apenas um ponto do Milan, que é quarto. Em simultâneo joga-se o Lazio-Sassuolo (17h00, SportTV2), com os romanos a quatro pontos da zona Champions e a tentarem também chegar-se à frente. Ao início da noite joga-se o Nápoles-Génova (19h30, SportTV2), o tal jogo em que a equipa da casa tenta adiar um pouco mais a festa do «Scudetto» da Juve.

PSG-Estrasburgo (20h00, Eleven2)***

Este domingo pode selar o título do PSG, mas para isso é preciso antes de mais que ao início da tarde o Lille, a 20 pontos de distância com oito jornadas por jogar, não vença na visita ao Stade Reims (14h00, Eleven4). Nesse caso, um triunfo frente ao Estrasburgo consagraria já o campeão que se anuncia desde o primeiro dia da Ligue 1, uma equipa de luxo a anos-luz da concorrência. Quando chegar, será o sexto título de campeão francês em sete anos para o PSG, uma hegemonia doméstica interrompida apenas pelo Mónaco de Leonardo Jardim, há dois anos.

Racing-Defensa y Justicia (22h30, SportTV2)**

Os adeptos neutrais torciam por uma decisão aqui, em duelo direto, mas o Racing de Lisandro López antecipou-se e assegurou o título na penúltima jornada. Esta será portanto uma partida de consagração para o novo campeão da Argentina, frente a um segundo classificado que bateu o pé aos grandes e esteve na corrida até muito perto do fim.

Todas as transmissões em direto do fim de semana:

Sexta-feira:

Mainz-Friburgo (19h30, Eleven2)**

Bordéus-Marselha (19h45, Eleven1)**

Southampton-Liverpool (20h00, SportTV2)***

Sábado:

Girona-Espanhol (12h00, Eleven1)**

Holstein Kiel-St. Pauli (12h00, Eleven4)**

Hearts-Hibernian (12h30, Eleven2)*

Heidenheim-Colónia (12h30, Eleven5)**

Guanghzou Evergrande-Guanghzou R&F (12h35, SportTV2)*

Parma-Torino (14h00, SportTV3)**

Bayer Leverkusen-Leipzig (14h30, Eleven2)***

Schalke-E. Frankfurt (14h30, Eleven4)***

Real Madrid-Eibar (15h15, Eleven1)***

Lyon-Dijon (16h00, Eleven5)**

Juventus-Milan (17h00, SportTV3)****

Bayern Munique-Borussia Dortmund (17h30, Eleven2)*****

Manchester City-Brighton (17h30, SportTV2)***

Rayo Vallecano-Valencia (17h30, Eleven1)***

Willem II-Ajax (17h30, SportTV4)**

Guingamp-Mónaco (19h00, Eleven4)**

Sampdoria-Roma (19h30, SportTV3)**

Barcelona-At. Madrid (19h45, Eleven1)****

DC United-Los Angeles FC (20h00, SportTV5)**

Aldovisi-Boca Juniors (00h00, SportTV2)**

Orlando City-Colorado Rapids (00h35, SportTV1)**

Domingo:

Alavés-Leganés (11h00, Eleven1)**

Fiorentina-Frosinone (11h30, SportTV3)**

Motherwell-Rangers (12h30, Eleven2)*

Getafe-At. Bilbao (13h00, Eleven1)***

Stade Reims-Lille (14h00, Eleven4)**

Udinese-Empoli (14h00, SportTV3)**

Everton-Arsenal (14h05, SportTV1)***

Augsburgo-Hoffenheim (14h30, Eleven2)**

Valladolid-Sevilha (15h15, Eleven1)**

Watford-Wolverhampton (16h00, SportTV3)****

Inter-Atalanta (17h00, SportTV5)**

Lazio-Sassuolo (17h00, SportTV2)**

B. MGladbach-Werder Bremen (17h00, Eleven2)**

Celta Vigo-Real Sociedad (17h30, Eleven4)**

Levante-Huesca (17h30, Eleven1)**

River Plate-Tigre (19h15, SportTV4)**

Nápoles-Génova (19h30, SportTV2)**

Betis-Villarreal (19h45, Eleven1)***

PSG-Estrasburgo (20h00, Eleven2)***

Racing-Defensa y Justicia (22h30, SportTV2)**