Vem aí um fim de semana de futebol internacional com muitos motivos de atenção em português. Foco em Goodison Park, com duelo português nos bancos, mas também no Mónaco, onde Leonardo Jardim volta a «estrear-se» para o campeonato francês. Ou ainda em Vigo, num teste de fogo para o Celta de Miguel Cardoso, em situação periclitante na Liga espanhola. Mas há muito mais (além de nova jornada de Liga portuguesa, para seguir aqui). Há o Manchester City-Arsenal e o Leicester-Manchester United, há jogos grandes em Itália e na Bundesliga. 

Sábado:

E. Frankfurt-Borussia Dortmund (14h30, Eleven2/Nowo)***

Bayer Leverkusen-Bayern Munique (14h30, Eleven1/Nowo)***

Dois jogos em simultâneo na corrida pela Bundesliga, o líder Dortmund com uma deslocação difícil a Frankfurt, frente a um Eintracht que é quinto e está de olho num lugar de Liga dos Campeões e o Bayern, segundo a seis pontos, num clássico com um Leverkusen que mantém a ambição europeia em aberto. Mais tarde ainda outro jogo que vale a pena acompanhar, o Schalke-B. MGladbach (17h30, Eleven2/Nowo), com o Borussia nesta altura a três pontos do Bayern Munique.

Everton-Wolverhampton (15h00, SportTV2)***

Duelo português na tarde de Premier League. O confronto no Molineux abriu o campeonato e terminou empatado (2-2), passaram seis meses em tons bem diferentes para ambas as equipas. O Everton de Marco Silva e André Gomes abaixo das expectativas, mas a respirar um pouco depois da vitória sobre o Huddersfield a meio da semana, que se seguiu a duas derrotas seguidas, uma delas a significar a eliminação da FA Cup frente ao Milwall. É oitavo, a dois pontos do Wolverhampton de Nuno Espírito Santo e da «colónia» portuguesa, a surpreender muita gente nesta época de promoção à Premiership.

Barcelona-Valencia (17h30, Eleven1/Nowo)***

Duas equipas que vêm de jogos épicos para a Taça do Rei a meio da semana, o Barcelona com uma «remontada» notável frente ao Sevilha e o Valencia a apurar-se com um hat-trick de Rodrigo que marcou dois dos golos já nos descontos. No campeonato, o Barça procura manter distâncias na frente – são cinco pontos para o At. Madrid – frente a um Valencia em recuperação, que já é sétimo e tem na mira um lugar europeu.

Mónaco-Toulouse (19h00, Eleven3/Nowo)***

A «reestreia» de Leonardo Jardim na Ligue 1, depois do inusitado regresso ao clube três meses depois de sair. O treinador português já esteve no banco na meia final da Taça da Liga, a eliminação nos penáltis frente ao Guingamp com Gelson Martins, reforço de inverno do Mónaco, a mostrar que ainda sabe. O grande desafio é o campeonato, onde o Mónaco está no penúltimo lugar, com 15 pontos em 22 jogos, este jogo com o Toulouse é o primeiro para Jardim na luta pela sobrevivência.

Juventus-Parma (19h30, SportTV3)***

A Juve vem da primeira derrota doméstica da época, a eliminação na Taça de Itália frente à Atalanta, um cenário novo para a equipa que domina a toda a linha a Série A. A ver portanto como será a reação frente a um Parma tranquilo.

Domingo:

Leicester-Manchester United (14h05, SportTV2)***

Ao nono jogo o Manchester United de Solskjaer não venceu e, se o empate com o Burnley pôs alguma água na euforia dos «red devils», não interrompeu uma lógica de recuperação que tem aqui um teste importante, frente a um Leicester irregular mas que acaba de travar o Liverpool em Anfield.

Betis-At. Madrid (15h15, Eleven1/Nowo)***

Um apelativo choque de estilos entre o Betis de controlo e toque de Quique Setién e o Atlético pragmático de Diego Simeone. Na primeira volta os «colchoneros» venceram por 1-0, agora chegam aqui ainda a tentar pressionar o líder Barça, a cinco pontos de distância. O Betis sofreu uma quebra de resultados, mas está na oitava posição, com as opções de acesso à Europa ainda em aberto.

Manchester City-Arsenal (16h30, SportTV2)****

E cá está o jogo grande da jornada, a ganhar mais peso depois da derrota do City frente ao Newcastle, a meio da semana, que só não atrasou mais a equipa de Bernardo Silva porque o Liverpool também empatou. Ainda assim, são cinco pontos de distância para o líder. Jogo crucial também para o Arsenal, que volta a estar em zona Champions, em igualdade com um Chelsea em quebra, no final de um ciclo em que defrontou precisamente os Blues e o Manchester United: venceu um e perdeu outro.

Roma-Milan (19h30, SportTV3)***

O jogo grande no Olímpico chega com a Roma em estado de choque depois da goleada sofrida frente à Fiorentina para a Taça de Itália, um 7-1 que pesa seguramente sobre a equipa que daqui por duas semanas defrontará o FC Porto para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Muito em jogo neste duelo, com as duas equipas separadas por um ponto, o Milan em vantagem  no quarto lugar, o último de acesso à Champions.

Real Madrid-Alavés (19h45, Eleven1/Nowo)***

Antes há o Celta Vigo-Sevilha (17h30, Eleven1/Nowo), com Miguel Cardoso em dificuldades no banco dos galegos, numa série de cinco derrotas seguidas que deixou a equipa em zona de despromoção. Depois a receção do Real Madrid ao Alavés, a equipa-surpresa da época, no quinto lugar e a quatro pontos dos lugares de Champions. Os merengues têm acertado o passo na Liga, levam três vitórias seguidas, o que não é negligenciável numa época irregular como a que têm feito, mas ainda estão a 10 pontos da liderança e a cinco do segundo lugar.

Lyon-PSG (20h00, Eleven2/Nowo)***

Um clássico do futebol francês que perdeu equilíbrio nos últimos anos, à medida que o PSG cresceu muito acima da concorrência doméstica. O Lyon é terceiro, a três pontos do Lille, e procura aquilo que ainda ninguém conseguiu na Ligue 1, venceu um PSG que apenas cedeu até agora dois empates. Mesmo sem Neymar, de novo afastado várias semanas por lesão, o favoritismo é parisiense.

Segunda-feira

West Ham-Liverpool (20h00, SportTV2)***

O Liverpool não aproveitou em pleno o desaire do City, mas ainda leva cinco pontos de vantagem. Oportunidade para perceber a capacidade de reação da equipa depois do empate caseiro com o Leicester e a sua resiliência na luta por um título que os «reds» perseguem há tanto tempo.

 

Todas as transmissões em direto do fim de semana:

Sexta-feira:

Hannover-Leipzig (19h30, Eleven1/Nowo)**

Lille-Nice (19h45, Eleven2/Nowo)**

Huesca-Valladolid (20h00, Eleven3/Nowo)**

San Martin Tucuman-Defensa y Justicia (00h10, SportTV2)*

Sábado:

Levante-Getafe (12h00, Eleven1/Nowo)**

Tottenham-Newcastle (12h30, SportTV2)***

Empoli-Chievo (14h00, SportTV3)**

Bayer Leverkusen-Bayern Munique (14h30, Eleven1/Nowo)***

E. Frankfurt-Borussia Dortmund (14h30, Eleven2/Nowo)***

Everton-Wolverhampton (15h00, SportTV2)***

Real Sociedad-At. Bilbao (15h15, Eleven3/Nowo)**

Nápoles-Sampdoria (17h00, SportTV3)**

Barcelona-Valência (17h30, Eleven1/Nowo)***

Cardiff-Bournemouth (17h30, SportTV2)**

Schalke-B. MGladbach (17h30, Eleven2/Nowo)***

Ajax-VVV Venlo (18h45, SportTV5)**

Monaco-Toulouse (19h00, Eleven3/Nowo)***

Juventus-Parma (19h30, SportTV3)***

Eibar-Girona (19h45, Eleven1/Nowo)**

Stade Reims-Marselha (20h00, Eleven2/Nowo)**

Domingo:

Villarreal-Espanhol (11h00, Eleven1/Nowo)***

SPAL-Torino (11h30, SportTV3)**

St. Johnstone-Celtic (12h30, Eleven2/Nowo)*

Club Brugge-Gent (13h30, Eleven3/Nowo)*

Udinese-Fiorentina (14h00, SportTV3)**

Leicester-Manchester United (14h05, SportTV2)***

Betis-At. Madrid (15h15, Eleven1/Nowo)***

St. Etiènne-Estrasburgo (16h00, Eleven2/Nowo)**

Manchester City-Arsenal (16h30, SportTV2)****

St. Liège-Anderlecht (17h00, Eleven3/Nowo)*

Inter-Bolonha (17h00, SportTV3)**

Celta Vigo-Sevilha (17h30, Eleven1/Nowo)***

Roma-Milan (19h30, SportTV3)***

Real Madrid-Alavés (19h45, Eleven1/Nowo)***

Lyon-PSG (20h00, Eleven2/Nowo)***

Boca Juniors-Godoy (20h05, SportTV5)**

Velez-River Plate (00h30, SporTV2)**

Segunda-feira

Frosinone-Lazio (18h00, SportTV2)**

West Ham-Liverpool (20h00, SportTV2)***

Cagliari-Atalanta (20h00, SportTV3)**