Enquanto as atenções na Liga portuguesa se voltam para Barcelos (Gil Vicente-Benfica, no sábado) e para Setúbal (V. Setúbal-FC Porto, no domingo) alguns dos campeonatos europeus já foram sendo decididos (Alemanha, Holanda, Grécia), e outros – como Inglaterra, Itália e Rússia - estão muito perto disso. Este será, em princípio, um fim de semana pontuado pelas prováveis consagrações de Chelsea e Juventus, e que tem as meias-finais da Liga dos Campeões no horizonte. Será, também, uma boa ocasião para manter o contacto com o contingente português que tem dado boa conta de si em várias Ligas, de Inglaterra a França, passando por Espanha ou mesmo pela Rússia. Eis as nossas escolhas:

*** Spartak-Zenit S. Petersburgo (Sábado, 11.30, SportTV 2)

Razões para ver: Oito pontos de vantagem sobre o segundo classificado, com cinco jogos pela frente, transformam as últimas jornadas da Liga russa numa contagem decrescente para o título do Zenit St. Petersburgo e o regresso de André Villas-Boas às conquistas. A visita a Moscovo, diante de um Spartak que ainda tenta reentrar nas competições europeias, é a mais complicada que o calendário reserva à equipa de Danny, Neto, Hulk, Javi, Witsel e tantos nomes familiares aos adeptos portugueses.

**** Córdoba-Barcelona (Sábado, 15 h, SportTV 1)

Razões para ver:
Por um lado, a sumptuosa meia-final da Liga dos Campeões já ao virar da esquina, diante do Bayern, e a tripla MSN (Messi-Suarez-Neymar) a dar sinais de atravessar a melhor fase da época. Por outro, os dois pontos de vantagem sobre o Real Madrid, que a quatro jornadas do fim não dão folga nem margem de erro. Perante um adversário condenado à despromoção, a tentação dos homens de Luis Enrique será resolver cedo e depois tirar o pé. O que, por vezes, é o ingrediente base para o aparecimento de dificuldades inesperadas.

**** Sampdoria-Juventus (Sábado, 17 h, SportTV 4)

Razões para ver:
Outra equipa com a Liga dos Campeões no horizonte, mas com um cenário doméstico bem mais descansado do que o Barcelona: a três dias de receber o Real Madrid, a «vecchia signora» está a apenas um ponto de festejar o tetracampeonato, que será apenas o segundo do seu historial. Mesmo com a natural descompressão das últimas semanas – duas derrotas nas últimas deslocações – e perante um adversário que ainda tem uma vaga europeia por assegurar, é pouco provável que Buffon, Pirlo, Tevez e companhia desperdicem a oportunidade de arrumar a questão.

**** Bayer Leverkusen-Bayern Munique (Sábado, 17.30, SportTV 3)

Razões para ver: Aqui o cenário é inverso: o Bayern já festejou o título no domingo e teve um amargo de boca a meio da semana, escorregando – literalmente – nos penaltis diante do Borussia Dortmund, para falhar o acesso à final da Taça. Como a onda de lesões continua implacável – Lewandowski e Robben são as vítimas mais recentes – o mais provável é Guardiola poupar o máximo de titulares para o jogo com o Barça. E isto aumenta as hipóteses do Leverkusen, que ainda luta pelo terceiro lugar e o acesso direto à Liga dos Campeões.

***** Sevilha-Real Madrid (19, SportTV 2)

Razões para ver: É o grande jogo do fim de semana, entre um Sevilha que atravessa a melhor série da sua história, com dois meses e meio sem derrota, e um Real Madrid que, apesar de baixas importantes como Modric, Benzema e Bale, continua na perseguição ao líder Barça. O Sevilha está na luta ombro a ombro com o Valência para a ida à Liga dos Campeões e, a avaliar pelo histórico recente – duas derrotas nas últimas visitas ao Sanchez Pizjuán - os merengues não vão ter qualquer possibilidade de gerir energias antes do jogo com a Juventus. E se o atraso para o Barcelona aumentar no fim desta jornada, o desfecho da Liga ganha contornos mais nítidos...

**** Chelsea-Crystal Palace (13.30, BTV 2)

Razões para ver: A reviravolta sobre o Leicester, a meio da semana, deixou a equipa de José Mourinho no cenário ideal para festejar o título inglês a três jornadas do fim: em casa, defrontando uma equipa já sem grandes aspirações na tabela. Hazard, recém-coroado melhor jogador da temporada, será o principal foco de criatividade dos «blues», num jogo que parece destinado a permitir a Mourinho, e ao seu «staff» português, festejar o regresso aos troféus de campeão.

*** Mónaco-Toulouse (16, SportTV 1)

Razões para ver: Com o Marselha em queda livre, passou a ser o Saint Étienne a principal ameaça ao estatuto de Liga dos Campeões para a equipa de Leonardo Jardim. Os dois pontos de vantagem não dão margem para tranquilidade na defesa do terceiro lugar – e o segundo já parece fora do alcance. Empates nos últimos três jogos no estádio Louis II provam que os encontros caseiros são difíceis de gerir para uma equipa mais talhada para o contra-ataque do que para assumir a iniciativa. Resta esperar, a bem do espectáculo, que o eixo Moutinho-Bernardo Silva mostre a mesmo inspiração dos últimos jogos fora de casa.

***** Boca Juniors-River Plate (22.15, SportTV 2)

Razões para ver: Se mais não houvesse, bastaria o histórico de 102 anos de rivalidade entre os dois maiores emblemas do futebol argentino. Mas pretextos de interesse não faltam: para começar, estão os dois empatados, no topo da tabela, sem derrotas e com os mesmos pontos, no comando de uma Primera División em novo formato. Depois, este será apenas o primeiro de três superclásicos em duas semanas, já que as equipas vão enfrentar-se nos dias 8 e 15 de maio, para a Taça Libertadores. Como se isso não bastasse, o último encontro, um particular em fevereiro, acabou com goleada do Boca e três expulsões no River. A coisa promete...

Se este menu não for suficiente para as suas necessidades, aqui ficam as outras transmissões do fim de semana:

Sexta-feira
** Metz-Marselha (19.30, SportTV 2)

Sábado
** Leicester-Newcastle (12.45, BTV 2)
*** Hoffenheim-B. Dortmund (14.30, SportTV 2)
*** Liverpool-QPR (15, BTV 2)
*** At. Madrid-Ath. Bilbao (17, SportTV 2)
*** Man. United-WBA (17.30, BTV 2)
** Dep. Corunha-Villarreal (21, SportTV 2)
** San Lorenzo-Velez Sarsfield (22.10, SportTV 3)

Domingo
* Rosario Central-Huracán (00.30, SportTV 1)
** Roma-Génova (11.30, SportTV 2)
** Atalanta-Lazio (14, SportTV 3)
*** Inter-Chievo (14, SportTV 1)
**** Tottenham-Man. City (16, BTV 2)
** Hertha Berlim-Borussia Moenchengladbach (16.30, SportTV 3)
* Charleroi-Anderlecht (17, SportTV 5)
*** Valência-Eibar (18, SportTV 2)
** Nápoles-Milan (19.45, SportTV 3)
*** Nantes-PSG (20, SportTV 5)