Entre a jornada de Taça em Portugal e propostas aliciantes de outras modalidades, como os quartos de final do Mundial de râguebi, o Masters de ténis em Xangai, ou a Liga dos Campeões em andebol, com a presença do FC Porto, este é um fim de semana com o regresso dos principais campeonatos europeus, em trânsito para a jornada de Champions e Liga Europa que aí vem. Para que não desperdice energias, fizemos a habitual pré-seleção de jogos a não perder, para que possa planificar melhor o seu fim de semana.

Sexta-feira
*** Mónaco-Lyon (19.30, BTV 2)

Razões para ver: Moutinho em estado de graça, Bernardo Silva melhor do que nunca, e mais os outros portugueses todos. Sim, já sabemos que o título francês está entregue por decreto ao PSG e que as restantes equipas lutam pelas outras vagas na Champions. Mas é justamente esse o problema para a equipa de Leonardo Jardim, que ainda não venceu em casa e não pode perder mais terreno para os da frente. Anthony Lopes, de volta aos convocados do Lyon, depois da lesão, é mais um argumento para seguir um dos jogos mais portugueses da temporada nos campeonatos europeus.

Sábado
**** Tottenham-Liverpool (12.45 BTV 2)

Razões para ver: Um dos clássicos do futebol inglês, ainda que entre duas equipas que ocupam claramente uma segunda linha na corrida ao título. A estreia de Jürgen Klopp marca o momento em que o técnico alemão deixa de ser avaliado pela fantástica personagem pública que criou e, como os outros, passa a valer o que valem os resultados e exibições da sua equipa. Nenhuma dúvida sobre o seu talento, apenas sobre a rapidez com que poderá dar chama a uma equipa que até aqui parecia resignada à mediocridade.

**** Everton-Man. United (15 h, BTV 2)

Razões para ver: Com o campeão Chelsea a marcar passo, a luta pelo título parece centrar-se entre os dois de Manchester e o Arsenal. Mas nenhum deles tem impressionado pela consistência, em especial, no caso da equipa de Van Gaal, quando atua fora de Old Trafford. O City, que à mesma hora tem um jogo acessível em casa, já passou em Goodison Park, onde o Chelsea caiu. Em caso de desaire, os «red devils» podem dar um trambolhão que os atire até para fora dos lugares europeus. «Prrrressure, prrrressure!» dirá Van Gaal aos seus jogadores.

*** Real Madrid-Levante (15, SportTV 1)


Razões para ver: Vindo de dois empates consecutivos para a Liga, o Real Madrid não tem aproveitado a instabilidade de um Barcelona privado de Messi e tarda em afirmar-se como favorito à conquista do título. O adversário parece acessível – mas o último a visitar o Bernabéu, o Málaga, também parecia e conseguiu um empate sem golos. Entre a pausa das seleções e a exigente visita a Paris, para a Champions, a tentação de gerir esforços pode complicar as coisas para os homens de Benitez.

**** Barcelona-Rayo Vallecano (19.30, SportTV 2)

Razões para ver: A equipa dos portugueses Bebé e Zé Castro está apenas um ponto acima da linha de água e tem uma das defesas mais vulneráveis da Liga – nas últimas cinco visitas ao Camp Nou, saiu com cinco derrotas e um saldo de 22-2 em golos. Em condições normais, seria passeio assegurado para a equipa blaugrana mas, como se tem visto, a ausência de Messi faz com que a equipa de Luis Enrique esteja longe das condições normais. Ainda assim, a balança parece demasiado desequilibrada para outro desfecho que não uma nova goleada culé.

Domingo
**** Villarreal-Celta de Vigo (11 h, SportTV 1)

Razões para ver: Aconteça o que acontecer no Bernabéu e no Camp Nou, sábado, quem ganhar este jogo estará na liderança da Liga à oitava jornada, um cenário de todo imprevisível no arranque da prova. O «submarino amarelo» ainda não perdeu pontos em casa e parte como favorito. Mas o Celta é, a par do Real Madrid, a única equipa ainda invicta na Liga e além disso tem o melhor ataque da prova, com Nolito e Iago Aspas em estado de graça. Mais vale reforçar o pequeno-almoço, que este fim de manhã vai ser intenso!

**** Nápoles-Fiorentina (14 h, BTV 2)

Razões para ver: O portuguesíssimo Paulo Sousa está a transformar-se num dos protagonistas deste arranque de época – não apenas no calcio, mas no futebol europeu. E se, depois do recital em San Siro, diante do Inter, sair da visita a San Paolo com a liderança intacta, a sua Fiorentina começará a alimentar ambições que não vivia há várias décadas. Resta saber se a paragem não quebrou a dinâmica à equipa, perante um Nápoles que, em caso de vitória, relança a candidatura à Champions, após um início de época tremido.

**** Inter-Juventus (19.45, BTV 2)

Razões para ver: O Inter até estava a viver o melhor início de campeonato em muitos anos, mas a goleada sofrida em casa, diante da Fiorentina, fê-lo perder o comando e, também, alguma confiança, a julgar pelos jogos seguintes. A pausa terá permitido o regresso ao ponto de partida? Tem a resposta a campeoníssima Juventus que, a exemplo do Chelsea em Inglaterra, está em risco de deitar pela janela as esperanças de revalidar o título, logo no primeiro quinto de prova. Nenhuma dúvida: ate pelos antecedentes pouco amistosos, eis um jogaço de faca nos dentes a fechar o domingo.

Se este menu não for suficiente para as suas necessidades, aqui ficam os outros diretos do fim de semana, não esquecendo o arranque do Mundial de sub-17 no Chile, com várias transmissões no Eurosport, e a possibilidade de o Boca Juniors se sagrar campeão na Argentina, durante a madrugada de domingo para segunda-feira.

Sexta-feira:
*** Mainz-B. Dortmund (19.30, SportTV 2)
* Orlando City-New York City FC (Eurosport)

Sábado:
** CSKA Moscovo-FC Ural (12 h, SportTV 1)
*** Werder Bremen-Bayern Munique (14.30, SportTV 2)
*** Wolfsburgo-Hoffenheim (14.30, SportTV 3)
** Eibar-Sevilha (17.15, SportTV 2)
*** Watford-Arsenal (17.30, BTV 2)
* Heracles-Ajax (18.45, SportTV 4)
* Toronto-Columbus Crew (19, Eurosport)
*** Torino-Milan (19.45, BTV 2)
*** Valência-Málaga (21 h, SportTV 3)
* Avaí-Palmeiras (SportTV 2)

Domingo:
** Bolonha-Palermo (11.30, SportTV 2)
** Colónia-Hannover (14.30, SportTV 1)
*** Real Sociedad-At. Madrid (15 h, SportTV 2)
** Newcastle-Norwich (16 h, BTV 2)
** Estugarda-Ingolstadt (16.30, SportTV 1)
* Zulte Waregem-Anderlecht (17 h, SportTV 2)
** Dep. Corunha-Ath. Bilbao (19.30, SportTV 4)
** Olimpo-San Lorenzo (20.10, SportTV 1)
* Houston Dynamo-Seattle Sounders (22, Eurosport)
** River Plate-Aldosivi (22.15, SportTV 2)
* LA Galaxy-Portland Timbers (00 h, Eurosport)
*** Racing-Boca Juniors (1.30, SportTV 1)