Se ainda não tinha reparado, este é um fim de semana que antecede jornada da Liga dos Campeões. O que equivale a dizer, se estiver interessado em fazer marcação cerrada aos principais jogos dos campeonatos estrangeiros, a partir do sofá, que mais vale concentrar energias no sábado, em dose redobrada, e aproveitar o domingo para respirar fundo, recuperar forças e fazer outras coisas.

Presumindo que acompanhou o clássico de Alvalade na sexta à noite e ficou até tarde a discuti-lo, planeie o seu sábado para estar bem acordado e ter disponibilidade total à hora de almoço. É que às 12.45 começa um dos dérbis mais históricos do futebol europeu, o Liverpool-Everton (BTV 2), que tem o aliciante de poder mergulhar em crise o derrotado do dia, já que os irmãos desavindos do rio Mersey estão a assinar um início de época bem abaixo das expectativas.

Resultados e classificação da Premier League

Entretanto, mantenha o controlo remoto por perto e vá ensaiando o zapping nos tempos mortos de Anfield: às 13 horas, na SportTV 1, começa o Mónaco-Nice (atenção à cacofonia!), bom pretexto para ver se a sequência de três vitórias da equipa de Leonardo Jardim é mesmo para ser levada a sério – e também para perceber até que ponto a novidade Bernardo Silva está a contribuir para isso. 

 

Resultados e classificação da Ligue 1

Assim que o Liverpool-Everton chegar ao fim pode aproveitar para ir espreitando o Colónia-Bayern Munique (14.30 h, SportTV 3), só numa de perceber se as hierarquias são respeitadas na Bundesliga e se a equipa de Guardiola está pronta a repetir o ritmo infernal da época passada – para isso tem de conseguir ganhar fora de casa, o que até agora ainda não aconteceu.

Resultados e classificação da Bundesliga

Agora a coisa complica-se: se até aqui os horários entre jogos eram mais ou menos compatíveis, a partir das 15 horas começa o teste mais exigente aos seus atributos de zapper: entre o Chelsea-Aston Villa (15 h, BTV 2) e o Villarreal-Real Madrid (15 h, SportTV1) serão as suas preferências estéticas a decidir. A menos que seja adepto do Sporting, e então é natural que queira ver em ação o próximo adversário dos leões, que defendem a liderança da Premier League perante uma das sensações deste início de temporada, antes da visita a Alvalade.

Resultados e classificação da Liga espanhola



Caso contrário, pode sempre ficar ver se a veia goleadora de Cristiano Ronaldo continua a manifestar-se pelo sexto jogo consecutivo. No intervalo, pode ir dando espreitadelas regulares ao Zenit S. Petersburgo-Spartak Moscovo (15.30, SportTV 5), com a equipa de Villas-Boas, Danny e companhia – mais a sua legião de ex-jogadores da nossa Liga – a tentar prolongar o registo perfeito até à 14ª vitória consecutiva.

Resultados e classificação da Liga russa

Por esta altura parece que o mais complicado já passou, não é? Mas parece mal: o dilema da oferta simultânea prolonga-se às 17 horas, quando começarem o Barcelona-Granada (SportTV 2) e o Roma-Verona (SportTV 3), dois jogos que põem em causa as lideranças nas Ligas de Espanha e Itália. Curiosidade reforçada para ver como reage o Barcelona ao primeiro nulo da época, a meio da semana, e também para ver se consegue bater o máximo histórico de jogos oficiais sem sofrer golos – passando-o para sete neste início de época. Já em Itália, no Olímpico, o gancho é ver se a Roma é tão sólida alternativa ao favoritismo da Juventus para o scudetto como estes primeiros jogos da época parecem sugerir.

Resultados e classificação da Série A

Se a escolha já era difícil com estes dois jogos, o que dizer a partir das 17.30, quando começar o mais tradicional dos dérbis de Londres ( Arsenal-Tottenham, BTV 2)? Dos três, talvez seja o que merece mais dedicação dos torcedores de sofá, até porque o perdedor vai ficar em muito maus lençóis na luta pelos lugares de acesso à Liga dos Campeões.



Depois sim, o sábado começa a perder intensidade. Enquanto o jantar espera mais um pouco, dará para seguir com calma um At. Madrid-Sevilha que implica mudanças no topo da tabela em Espanha (19 h, SportTV 2), intercalado, na segunda parte, com espreitadelas ao Atalanta-Juventus (19.45, SportTV 3). Aí pelas 21.30 a sua missão estará praticamente concluída, com mais ou menos dores de pulso, consoante a intensidade do zapping. Até poderá dar para um jantar de sábado mais elaborado - a menos que faça questão de acompanhar outra etapa na previsível caminhada do Cruzeiro rumo ao bicampeonato brasileiro ( Sport-Cruzeiro, às 22.30 na SportTV 2).

Resultados e classificação do Brasileirão

Com as equipas que participam na Liga dos Campeões fora de cena, o domingo é, como dissemos, para ser gerido mais tranquilamente. Se gosta de comida italiana pode preparar um almoço à base de pasta, para condizer com a oferta no ecrã ( Sassuolo-Nápoles, às 11.30 e Cesena-Milan, às 14 h, ambos na SportTV 1, e Inter-Cagliari, também às 14, na SportTV 2). Mas é duvidoso que qualquer um destes jogos venha a ter influência direta na luta pelo título, pelo que a opção mais sensata talvez seja acompanhar o final dos Mundiais de ciclismo de estrada, com Rui Costa a defender o seu título em Ponferrada (RTP2).

Depois, a meio da tarde, pode inspecionar os andares de baixo da Premier League, com um WBA-Burnley (16 h, BTV 2) que pode proporcionar a estreia no campeonato ao internacional português Silvestre Varela. A partir das 18 será altura para acompanhar outros portugueses – Nuno Espírito Santo, no banco, André Gomes e Rúben Vezo, em campo – num Real Sociedad-Valência (SportTV 2) que em caso de vitória permite à equipa «che» manter-se nos primeiros postos da Liga. 



Por fim, à hora de jantar, pode ver com os seus próprios olhos um dos fenómenos do momento no futebol europeu: o Marselha, transfigurado pela liderança de «El Loco» Bielsa, a receber o sensacional Saint-Étienne (20 h, SportTV 2), num jogo que vale a liderança da Liga francesa e relega para lugar secundaríssimo o At. Paranaense-Corinthians (20 h, SportTV 1) que decorre à mesma hora. Depois, é melhor correr cedo os taipais, hidratar-se bem e descansar, que terça e quarta há Liga dos Campeões, com um menu só para bravos.