Ainda com as emoções fortes das provas europeias de clubes na memória, e com os jogos da Liga portuguesa para acompanhar nestes horários eis um fim de semana que o vai obrigar a dar tudo. A próxima paragem de seleções anuncia uma daquelas terríveis semanas de ressaca para os «heavy users» de futebol de sofá com controlo remoto. Por isso, como habitualmente, reunimos para si o menu das 24 transmissões diretas de futebol nos canais portugueses durante os próximos três dias.

Pequeno problema: 24 vezes 90 minutos, dá 36 horas consecutivas em frente à televisão, fora os descontos. Não é saudável para ninguém e, por isso, para o ajudarmos a poupar tempo e evitar conflitos familiares, decidimos ordenar-lhe os jogos por potencial de interesse. Claro que nestas coisas de bola não há dois gostos iguais, por isso sinta-se à vontade para ignorar as nossas indicações e construir a sua própria grelha de prioridades – mas se puser o New York Red Bulls-Houston Dynamo em primeiro lugar escusa de voltar a dirigir-nos a palavra.

O fim de semana arranca em ritmo pausado. O Reims-Bordéus, de sexta-feira (SportTV 2, 19.30 **) tem dois pretextos para captar a sua atenção durante uns minutos: aferir o crescimento de Tiago Ilori na defesa dos visitantes e ver se o Bordéus tem mesmo argumentos para discutir a Ligue 1, já que uma vitória deixa os Girondinos na liderança provisória.

Sábado, a intensidade aumenta, mas o lado bom é que só precisa de ligar a TV depois do almoço. Vai ter logo de optar entre o Borussia Dortmund-Hamburgo (SportTV 3, ***) e o Bayern Munique-Hannover (SportTV 2 ***) que começam à mesma hora (14.30). Por um lado, é curioso ver se a equipa de Jürgen Klopp, perante um histórico em crise profunda, consegue sair da má campanha doméstica, apoiando-se nos bons resultados da Champions. Por outro, Bayern é Bayern, e será curioso ver como pode uma equipa – o Hannover - que ainda não marcou fora de casa bater uma defesa que não sofreu golos nos seis jogos que fez em setembro.

Seja qual for a sua escolha, não se esqueça que a partir das 15 horas tem outra opção pela frente: há um Liverpool-West Bromwich Albion (BTV 2, 15 h ***) para ver, com o picante adicional de os visitantes estarem à frente dos «reds» na classificação. Mas é difícil não dar primazia a outro jogo com início às três da tarde: o Valência-At. Madrid (SportTV 1, 15 h ****). Não só é o primeiro teste de fogo para a equipa de Nuno Espírito Santo como vai ter consequências na definição de hierarquias no topo da tabela. E, como bónus, deverá ter vários portugueses em ação, de André Gomes a Tiago, passando por Rúben Vezo ou João Cancelo.



Este duplo programa deve mantê-lo ocupado até perto das 17, o que é bom: é a essa hora que começa o Rayo Vallecano-Barcelona, interessante a vários níveis (SportTV 1, 17 h ****), mas em especial para perceber se a primeira derrota da época, em Paris, poderá ter quebrado o ímpeto à equipa de Luis Enrique, que ainda não sofreu golos na Liga. Mas não perca o comando de vista: meia hora depois começa um Aston Villa-Man. City (BTV 2, 17.30 ****) que pode ter implicações sérias na defesa do título por parte da equipa de Manuel Pellegrini, que só venceu um jogo nas últimas quatro jornadas. Sim, à mesma hora, também há um Eintracht Frankfurt-Colónia (Sport TV 2, 17.30 *) e é possível que até haja argumentos para defender o seu interesse. Mas não temos nenhum connosco de momento, por isso, adiante.

Uma confidência: se tiver planos para jantar fora, ir ao cinema, namorar, ou qualquer uma dessas extravagâncias que não impliquem um ecrã e futebol internacional, sábado à noite é boa altura para tratar disso. Não serão o Nice-Montpellier (SportTV 3, 19 h *), ou o Milan-Chievo (SportTV 2, 19.45 h **) a provar-nos o contrário. Já o Grémio-São Paulo (SportTV 5, 20.20 h ***) pode ter algum interesse para os apreciadores do campeonato brasileiro: são duas equipas históricas, que ainda lutam pelos lugares da frente. Mas se o Brasileirão é a sua cena, o melhor é guardar energias para o Cruzeiro-Internacional (SportTV 2, 22.30 h ****), primeiro contra segundo, num jogo que, se terminar com vitória dos visitados, fixa nuns respeitáveis nove pontos o seu avanço na liderança. No intervalo, pode aproveitar para espreitar o tal New York Red Bulls-Houston Dynamo (BTV 2, 23 h *). Mas não exagere, que ainda tem um domingo duro pela frente.

Mourinho vs. Wenger, again

A coisa começa ao fim da manhã, com um Sevilha-Corunha (SportTV 2, 11 h ***) que promete põe vários jogadores portugueses frente a frente. Mas ao meio-dia é coisa para valer a pena mudar de canal: o Man. United-Everton (BTV 2, 12 h ****) é um clássico da Premier League, e os jogos com a equipa de Van Gaal têm sido uma animação pegada, no ataque e na defesa. E como o Everton tem conseguido ser ainda mais irregular, espera-se um almoço de domingo pontuado por aqueles «ooohhs» e «aaahhs» que só a acústica dos estádios ingleses nos dá. 



Mas atenção, que o almoço tem de ser cronometrado com rigor: o dérbi de Londres Chelsea-Arsenal (BTV 2, 14.05 h *****) é um dos pontos altos do fim de semana, com o aliciante extra de ver se é desta que Wenger consegue ganhar um duelo direto com Mourinho. Um pouco antes - Udinese-Cesena (SportTV 1, 14 h **) - e um pouco depois - Wolfsburgo-Augsburgo (SportTV 2, 14.30 **) - há jogos de cartaz bem menos chamativo, apenas com o aliciante de nos permitirem, nas pausas em Stamford Bridge, espreitar dois portugueses (Bruno Fernandes, da Udinese, e Vieirinha, do Wolfsburgo) cuja carreira não tem sido muito acompanhada por cá.

A meio da tarde a intensidade vai baixar. Se aproveitar para uma sestazita, passando por cima do Ajax-PEC Zwolle (Sport TV 5, 15.45 **) e do West Ham-QPR (BTV 2, 16.15 **) não se esqueça de programar o despertador para as 17 horas: é o pontapé de saída no Juventus-Roma (SportTV 2, *****). Frente a frente, os líderes da Série A, só com vitórias nos jogos domésticos. E nem é preciso ter memória dos duelos épicos entre Platini e Falcão, Conti e Boniek, Pruzzo e Scirea, nos anos 80, para considerar o clássico italiano como o outro grande jogo do fim de semana.



A seguir, entre as 19 e as 20, é boa altura para tratar do jantar antecipado. Se o Fiorentina-Inter (SportTV 3, 19.45 **), outro jogo da série A com uma história respeitável, pode ser considerado um simples aperitivo, já o PSG-Mónaco (SportTV 4, 20 h ****) e o Real Madrid-At. Bilbao (SportTV 2, 20 h ****) o deixam com uma escolha difícil para gerir o telecomando quase até às dez da noite. De um lado, temos a equipa de Leonardo Jardim – e Moutinho, e Ricardo Carvalho, e Bernardo Silva... - a tentar medir-se com o estatuto e os milhões de um novo-rico mais «a sério». Do outro, um Real Madrid que tem tentado recuperar a confiança, e o tempo perdido no arranque da Liga, à custa de goleadas – com o contributo importante de Cristiano Ronaldo, que marca há sete jogos seguidos. Pela frente, os merengues têm o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões, mergulhado em profunda crise de resultados. Seja qual for a sua escolha, não nos parece que vá aborrecer-se.

Potencial de interesse

* Só para profissionais
Eintracht Frankfurt-Colónia, Nice-Montpellier, New York Red Bulls-Houston Dynamo

** Meh...
Reims-Bordéus, Milan-Chievo, Udinese-Cesena, Wolfsburgo-Augsburgo, Ajax-PEC Zwolle, West Ham-QPR, Fiorentina-Inter

*** 30 minutos e logo se vê
Borussia Dortmund-Hamburgo, Bayern Munique-Hannover, Liverpool-West Bromwich Albion, Grémio-São Paulo, Sevilha-Corunha

**** Pendure o Do Not Disturb na orelha
Valência-At. Madrid, Rayo Vallecano-Barcelona, Aston Villa-Man. City, Cruzeiro-Internacional, Man. United-Everton, PSG-Mónaco, Real Madrid-At. Bilbao

***** PÁRA TUDO!
Chelsea-Arsenal, Juventus-Roma