Com o Natal à porta, o menu de diretos de futebol internacional neste fim de semana é a prova de que quantidade e qualidade não andam necessariamente a par, bem pelo contrário. Nos 27 jogos que passam nos ecrãs portugueses, não haverá mais de três ou quatro que justificam deixar penduradas as últimas compras de Natal e os acertos para as reuniões de família que se avizinham.

Na sexta-feira, por exemplo, há dose dupla no início da sessão, mas o poder de atração dos dois jogos é substancialmente diferente. O Mainz-Bayern (19.30, SportTV 2 ***) tem sempre o interesse de ver se é desta, no último jogo em 2014, que a equipa de Guardiola concede um tropeção aos adversários – ou pelo menos se deixa entrar um golo, visto que vai com apenas três sofridos em quatro meses de prova. Já o Lens-Nice (19.30, SportTV 5 *) tem tão pouco a recomendá-lo que até vamos deixar esta frase a me

No sábado, a quantidade aumenta em flecha – 12 diretos, fora os jogos portugueses – mas a qualidade nem por isso. Se tem prendas por comprar e agendou excursão ao centro comercial, aceite, em primeiro lugar, a nossa sentida solidariedade e, em segundo lugar, um humilde conselho: aponte para aquele período entre as 17 e as 20, que é quando a bola tem menos argumentos para nos prender ao sofá. O dia começa com um Man. City-Crystal Palace (12.45 h, BTV 2 ***) que em caso de vitória pode deixar a equipa de Pellegrini em igualdade provisória com o Chelsea, que só joga na segunda-feira. Assim que acabar, pode espreitar um clássico do futebol alemão, entre dois fidalgos à beira da ruína: Werder Bremen-B. Dortmund (14.30, SportTV 5 ***) costumam estar habituados a discutir títulos, mas o jogo desta tarde vale um lugar acima ou abaixo da zona de despromoção.

Meia hora depois, uma escolha difícil entre o Aston Villa-Man. United (15 h, BTV 2 ***) e o Barcelona-Córdoba (15 h, SportTV 1 ***), com a equipa de Van Gaal a tentar dar sequência a uma recuperação muito interessante, e os culés a procurarem despedir-se dos seus adeptos com outra nota alta, depois do empate no último sábado e a da goleada para a Taça, a meio da semana.

A partir daí a coisa baixa de intensidade. O PSG-Montpellier (16 h, SportTV 3 **) ainda tem algumas estrelas para seguir, mais o chamariz de ver a liderança da Ligue 1 em discussão. Já entre o Cruz Azul-Auckland (16.30 h, SportTV 2 *), o Waasland Beveren-Anderlecht (17 h, SportTV 5 *) e o Wolfsburgo-Colónia (17.30, SportTV 1 **) destaca-se apenas a eventual missão de espionagem dos adeptos do Sporting ao seu próximo adversário europeu.

Quem gosta de acompanhar jogadores e técnicos portugueses em ação lá por fora, vai ter de optar entre o Eibar-Valência (19 h, SportTV 3 **) e o Metz-Mónaco (19 h, SportTV 4 ***), mas provavelmente só durante meia hora: a partir daí começa o San Lorenzo-Real Madrid (19.30, SportTV 2 ****), que é como quem diz, o único jogo com dignidade competitiva naquilo que a FIFA insiste em querer chamar Mundial de Clubes. E é sempre a oportunidade de ver se Cristiano Ronaldo encerra um ano notável com mais um troféu, a exemplo do que fez em 2008, pelo Manchester United. Se o jogo estiver aborrecido, tem sempre um clássico italiano Roma-Milan (19.45, SportTV 5 ***) com os «gialorrossi» na perseguição à líder Juventus.

Alô, Anfield: é agora ou nunca

Domingo há mais do mesmo: muita quantidade, mas nem por isso há muitos pratos recomendados pelos guias «gourmet». Se deixou compras por fazer na véspera e se ainda tem energias para mais um ombro a ombro com centenas de consumidores apressados, aproveite o início do dia para tirar essa angústia do caminho. É certo que o Villarreal-Dep. Corunha (11 h, SportTV 2 **) tem alguns portugueses em casa de um candidato à Champions, e que o Marselha-Lille (13 h, SportTV 5 ***) põe a equipa de Bielsa a defender a liderança ao fim de uma primeira volta sensacional, mas há que definir prioridades...

As três horas que se seguem devem ser aproveitadas de outra forma que não a olhar para a TV: entre Excelsior-Ajax (13.30 h, SportTV 2 *), Newcastle-Sunderland (13.30 h, BTV 2 **), Sampdoria-Udinese (14 h, SportTV 3 **), Hertha-Hoffenheim (14.30 h, SportTV 1 *) e Granada-Getafe (16 h, SportTV 2 *) só mesmo os adeptos mais hipsters poderão ter pretexto para uma tarde de domingo gratificante.

Já o Liverpool-Arsenal (16 h, BTV 2 ****) é outra conversa: mesmo que os dois históricos ingleses não estejam propriamente a atravessar os seus melhores dias, esta cimeira de Anfield é quase um tudo ou nada para os «reds» reentrarem na luta por um lugar europeu – enquanto o Arsenal de Arsène Wenger, que está só um pouco melhor, não pode correr o risco de falhar pela primeira vez o apuramento para a Liga dos Campeões.

O resto do panorama é pouco aliciante. Se quiser, vá completar o último «round» de compras a partir das 18 horas, até pode ser que o mar de gente esteja um pouco menos revolto – sonhar não custa. Com uma sucessão de Friburgo-Hannover (16.30 h, SportTV 1 *), Elche-Málaga (18 h, SportTV 2 *) e Inter-Lazio (19.45 h, SportTV 3 **) seria quase certo um choque frontal com a melancolia natalícia. Melhor reservar as poucas forças que restam, nesta altura do ano, para jantar tranquilamente, enquanto espreita o At. Bilbau-At. Madrid (20 h, SportTV 2 ***) e o Bordéus-Lyon (20 h, SportTV 5 **), entre papel de embrulho e o cheirinho a rabanadas.

Potencial de interesse

* Só para profissionais
** Meh...
*** 30 minutos e logo se vê
**** Pendure o Do Not Disturb na orelha
***** PÁRA TUDO!