Poucas coisas testam tanto os valores familiares tradicionais como os jogos na TV no fim de semana de Páscoa. E, mesmo que Portugal e Itália continuem a não realizar jogos no domingo, não pense que escapa ao teste: nada menos de 15 jogos internacionais em direto nos canais desportivos portugueses, alguns deles especialmente tentadores. Mas não nos precipitemos: as dificuldades começam bem antes disso.

Além dos jogos da nossa Liga - sexta, sábado e segunda-feira – e não contando com quatro transmissões da MLS no Eurosport, de sexta a domingo, o menu arranca na sexta, com o clube mais português da Ligue 1 a receber um concorrente direto na luta pela Liga dos Campeões: Mónaco-St. Etienne (19.30, SportTV 2 ***).

Classificação da Liga francesa

Até aí, as tensões familiares não serão muito difícil de gerir, mas o caso começa a mudar de figura ao final da manhã de sábado. Sempre com uma vaga na Champions em discussão, já não bastava um Roma-Nápoles (11.30, SportTV 2 ***) antes de almoço, há ainda um irrecusável Arsenal-Liverpool (12.45, BTV 2 *****) a atrapalhar os planos da família.

Classificação da Premier League

Por contraste, o Inter-Parma (14, SportTV 1 **) e o Palermo-Milan (14, SportTV 4 **) têm pouco para oferecer e, à partida, não valem o sacrifício do convívio à mesa. Já as ofertas seguintes - Wolfsburgo-Estugarda (14.30, SportTV 3 ***) e Sevilha-At. Bilbao (15, SportTV 2 ***) - merecem pelo menos uma espreitadela entre o café e os digestivos. E, para bem mais do que isso está o Man. United-Aston Villa (15, BTV 2 ****), com a equipa de Van Gaal a apenas dois pontos do segundo lugar, que é ocupado pelos rivais do City.

Classificação da Série A

Se não restam muitas dúvidas de que esse é o jogo para acompanhar até às 17 horas, já a opção a partir daí é cada vez mais complicada: o Córdoba-At. Madrid (17, SportTV 2 ***) põe também a vaga dos «colchoneros» na Champions nos pratos da balança, mas no caso do Guingamp-Lyon (17, SportTV 1 ***) pode ser a liderança da Liga francesa – nesta altura o mais equilibrado dos principais campeonatos europeus.

Classificação da Liga espanhola

Simplesmente, esse é apenas dilema para meia hora, já que depois começa uma daquelas propostas irrecusáveis, mesmo que não estivesse em causa o adversário do FC Porto na Liga dos Campeões: o B. Dortmund-Bayern Munique é um dos pontos altos do fim de semana, mesmo que a equipa de Jürgen Klopp esteja há muito afastada da luta pelos primeiros lugares (17.30, SportTV 3 *****). O clássico da Bundesliga é de tal maneira aliciante que até relega para segundo plano o Chelsea-Stoke City (17.30, BTV 2 ****), com a equipa de Mourinho a procurar dar mais um passo rumo ao título inglês.

Classificação da Bundesliga

A partir daqui, naturalmente, a intensidade baixa: o interesse do Lorient-Rennes (19, SportTV 2 **) depende apenas da eventual presença de portugueses, em particular do jovem Raphäel Guerreiro, um dos nomes de quem muito se fala em França. O Juventus-Empoli (20, SportTV 5 **) é mais um capítulo de uma história já contada e que acaba com a Juve a festejar o título, e do Portuguesa-RB Brasil (20, SportTV 3 *) não reza a história. A noite até pode fechar com um Málaga-Real Sociedad (21, SportTV 2 **) mas, convenhamos, isso não abona muito a favor da sua vida familiar e social.

Das 11 às 22, give Páscoa a chance

A boa notícia: Portugal e Itália estão fora do caminho. A má notícia: dos 15 diretos para este domingo de Páscoa, há quatro ou cinco que justificam o atropelo à quadra. O braço de ferro começa logo pelas 11 da manhã, com um Real Madrid-Granada (11, SportTV 1 ***) que marca o reencontro dos «merengues» com os seus adeptos depois da derrota no clássico com o Barcelona, que deixou a liderança a quatro pontos. E, atenção, meia hora mais tarde começa o jogo que pode definir o percurso de André Villas-Boas, Danny e Neto rumo ao título russo: Zenit-CSKA Moscovo (11.30, SportTV 4 ****) não é só primeiro contra segundo, mas também perceber se a diferença entre os dois se fixa em oito, cinco ou dois pontos.



Ao pé disto, o AZ Alkmaar-Feyenoord (11.30, SportTV 3 **) é quase irrelevante, e por isso vamos assentar que o almoço de Páscoa pode decorrer, sem conflito de interesses, a partir das 13.20: por nós, não serão o Burnley-Tottenham (13.30, BTV 2 **), o Bordéus-Lens (14, SportTV 1), ou o Augsburgo-Schalke (14.30, SportTV 2 **) que vão pôr em causa a harmonia familiar.

Tomados os cafés, comidas as amêndoas, o menu das 16 horas é bastante desigual: o Sunderland-Newcastle (16, BTV 2 **) conta pouco, ou nada, mas o Valência-Villarreal (16, SportTV 1 ****) permite testar mais uma vez a solidez doméstica da equipa de Nuno, André Gomes, Cancelo e companhia, rumo a uma vaga na Champions.



Seguem-se dois jogos que não parecem destinados a ficar na história ( Hertha Berlim-Paderborn às 16.30, SportTV 2 * e Getafe-Dep. Corunha às 18, na SportTV 1 **) e que podem permitir-lhe marcar pontos nas conversas em família, de forma a ausentar-se a partir das 20 horas. É que a escolha entre Celta Vigo-Barcelona (20, SportTV 1 ****), dois clássicos sul-americanos, o River Plate-San Lorenzo (20, SportTV 1 ***), Corinthians-Santos (20, SportTV 3 ***) e, em especial, o clássico dos clássicos em França, o Marselha-PSG (20, SportTV 5 *****), com vista para o título, torna francamente complicada a sua presença na mesa durante o jantar.

Se, depois disto, ainda tiver energias para mais, fique com o Huracan-Boca Juniors (22.15, SportTV 2). Para nós, chega, até porque segunda-feira é dia de trabalho. . . com muito futebol no menu.

Potencial de interesse

* Só para profissionais
** Meh...
*** 30 minutos e logo se vê
**** Pendure o Do Not Disturb na orelha
***** PÁRA TUDO!