Enquanto Portugal regressa da paragem para as seleções com uma eliminatória de Taça de Portugal, a Europa dos grandes volta em altíssima rotação. Um fim de semana de sonho para quem gosta de futebol de topo. Não um, não dois, mas quatro grandes clássicos. Muito concentrados num sábado de luxo, que começa com o Manchester United-Arsenal, segue com o Borussia Dortmund-Bayern Munique e termina, nada menos, com o Atlético Madrid-Real Madrid. O clássico que falta sobra para domingo e é o Milan-Inter, o Derby della Madonnina.

Este será um fim de semana de muito futebol internacional na TV e com muito em jogo numa altura em que todas as grandes Ligas, à exceção da italiana, estão muito abertas, mas prioridades são prioridades. Vamos aos grandes jogos. No fim do artigo pode conferir todos os diretos da ronda.

Manchester United-Arsenal (12h30, SportTV3)*****

Um confronto com muita história e com muito em jogo animado, claro, pelo duelo muito particular entre José Mourinho e Arsene Wenger. Se o português parece ter perdido o toque especial nestes primeiros meses em Manchester, este é um dos últimos testes: será que vai mantê-lo pelo menos frente ao treinador francês?

A história de United e Arsenal vem de muito longe. Se quisermos, começou ainda no século XIX, com os antecessores dos dois clubes, o Newton Heath, que daria lugar aos «red devils», e o Woolwich Arsenal, um dos primeiros nomes dos Gunners. São ao todo 223 confrontos, com 94 vitórias do United e 80 dos londrinos, mais 49 empates. Fazendo fast forward para o século XXI, a história recente é bem mais simpática para o United. E mais ainda para José Mourinho.

O United só perdeu um dos últimos 10 confrontos com os «Gunners» para a Premier League, em casa ou fora: o 3-0 no Emirates da época passada. Mas esta série começa em agosto de 2011 quando o ManUtd, ainda de Alex Ferguson, venceu por 8-2 (!), a pior derrota fora de casa da história do Arsenal.

Quanto a José Mourinho, é uma espécie de «Besta negra» de Wenger. Um duelo alimentado pelo folclore da animosidade assumida entre os dois treinadores. Em 15 confrontos, sempre com o português no Chelsea, Wenger, o treinador de há 20 anos do Arsenal, apenas venceu um. Foi a Community Shield de 2015. De resto, Mou ganhou oito, tendo havido seis empates. Entre as vitórias de Mourinho estão os 6-0 de 2014, quando o Chelsea transformou o jogo 1000 de Wenger pelos Gunners num pesadelo, o resultado mais desnivelado de sempre entre as duas equipas.

Borussia Dortmund-Bayern Munique (17h30, SportTV1)*****

Um duelo que ganhou estatuto de clássico nas últimas décadas, quando Bayern e Dortmund se assumiram como os dois grandes dominadores do futebol alemão. À frente o gigante da Baviera, com os amarelos de Dortmund como a única equipa que foi capaz nos últimos anos de lhe fazer sombra, bicampeão alemão com Jurgen Klopp em 2011 e 2012. Os dois protagnistas da final da Liga dos Campeões de 2013.

É um clássico que se tornou global. Terá transmissão televisiva para mais de 200 países, segundo dados da Deutsche Welle, um momento chave para dois clubes que, como todos os grandes da Europa, assumiram que o futuro passa por crescer bem para lá das fronteiras do próprio país.

Chega em momentos delicados para ambas as equipas. O Bayern Munique de Carlo Ancelotti ainda procura estabilizar e neste momento divide a liderança da Bundesliga com o surpreendente RB Leipzig. O Dortmund está a fazer uma época irregular, condicionada por muitas lesões, é nesta altura quinto a seis pontos da liderança. Thomas Tuchel, o treinador que vai na segunda época em Dortmund, ainda procura a primeira vitória sobre o Bayern.

At. Madrid-Real Madrid (19h45, SportTV2)*****

O dérbi de sempre de Madrid teve altos e baixos ao longo da história e um longo período de domínio merengue, mas a era Diego Simeone no Atlético trouxe-lhe equilíbrio e toda uma nova dimensão. Agora o Estádio Vicente Calderón vai viver o seu último dérbi. O Atlético vai trocar aquele que foi o palco da rivalidade madrilena nos últimos 50 anos pelo estádio de La Peineta, pelo que este será também um dérbi de memórias e emoções.

Desde 2011, quando Simeone chegou, o Atleti já foi campeão espanhol e jogou duas finais da Liga dos Campeões, precisamente frente ao Real Madrid, em 2014 e agora em 2016, ambas ganhas por Cristiano Ronaldo, Pepe e companhia. Os merengues não ganham no Calderón há três épocas para o campeonato, ao todo são seis jogos sem vencer no terreno dos «colchoneros», a pior série do Real no terreno do rival.

E durante esse período o Atlético ganhou todos os jogos no Bernabéu. Foi a equipa onde joga o português Tiago a responsável pela última derrota do Real na Liga: 1-0 com golo de Griezmann em fevereiro deste ano, precisamente em casa do Real Madrid.

Desde então, a formação de Zidane, que joga o dérbi antes de visitar o Sporting para a Liga dos Campeões, não voltou a perder, uma série que vai durando e valendo esta época a liderança da Liga espanhola com 27 pontos em 11 jornadas. O At. Madrid, que teve um início de época inconstante a nível doméstico (perdeu dois dos últimos três jogos na Liga), é quarto, a seis pontos.

Milan-Inter (19h45, SportTV3)****

Estreia de fogo para Stefano Pioli, o treinador que substitui Frank de Boer no Inter depois de um arranque de época medíocre dos «nerazzurri». Mais um motivo de interesse para este dérbi de Milão, um duelo entre os dois gigantes de Itália que partilham estádio e uma velha rivalidade que vinha perdendo dimensão nos últimos anos, mas apresenta sinais de recuperação.

Antes de mais pela melhoria desportiva do Milan, assente numa equipa muito jovem mas que Vincenzo Montella tem feito crescer e que já venceu esta época a Juventus. Os «rossoneri» são nesta altura terceiros, a um ponto da Roma, segunda, e a cinco da Juve. O Inter, agora de João Mário, é nono com 17 pontos, a 13 da liderança.

Seja como for, este é um dérbi em tempos de mudança para os gigantes de Milão. O Inter tornou-se propriedade de um grupo chinês já este ano e o Milan vai-se seguir. Silvio Berlusconi já anunciou que vai vender também a uma «holding» chinesa, um negócio que será consumado ainda este ano.

Todas as transmissões diretas de futebol internacional neste fim de semana:

Sexta-feira:

Lorient-Monaco (18h00, SportTV1)***

Bayer Leverkusen-Leipzig (19h30, SportTV3)***

Bétis-Las Palmas (19h45, SportTV2)**

Sábado:

D. Corunha-Sevilha (12h00, SportTV2)***

Manchester United-Arsenal (12h30, SportTV3)*****

Augsburgo-Hertha Berlim (14h30, SportTV1)**

Crystal Palace-Manchester City (15h00, SportTV3)***

Barcelona-Málaga (15h15, SportTV2)***

Borussia Dortmund-Bayern Munique (17h30, SportTV1)*****

Eibar-Celta Vigo (17h30, SportTV2)**

Tottenham-West Ham (17h30, SportTV3)***

At. Madrid-Real Madrid (19h45, SportTV2)*****

Juventus-Pescara (19h45, SportTV3)***

Huracan-Racing (23h00, SportTV2)**

Domingo:

Alavés-Espanhol (11h00, SportTV2)**

Sampdoria-Sassuolo (11h30, SportTV1)**

Ajax-NEC (13h30, SportTV3)*

Atalanta-Roma (14h00, SportTV1)***

Empoli-Fiorentina (14h00, SportTV5)**

Hoffenheim-Hamburgo (14h30, SportTV4)***

Valencia-Granada (15h15, SportTV2)***

Marselha-Caen (16h00, SportTV1)**

Middlesbrough-Chelsea (16h00, SportTV3)***

Werder Bremen-Eintracht Frankfurt (16h30, SportTV4)**

Sp. Gijón-Real Sociedad (17h30, SportTV2)**

At. Bilbao-Villarreal (19h45, SportTV2)***

Milan-Inter (19h45, SportTV3)****

Flamengo-Coritiba (21h30, SportTV1)**

Boca Juniors-Rosario Central (21h30, início 21h40, SportTV2)**