Começando pelo básico, não vale a pena perder muito tempo com os jogos internacionais desta sexta-feira, atendendo a que há clássico Benfica-FC Porto na Luz, a partir das 20.30 (e rescaldo no programa Maisfutebol na TVI 24, logo a seguir). E, na planificação do fim de semana, não se esqueça de reservar um tempinho para seguir a final do Europeu de futsal (sábado às 20) também na TVI 24, ou online, no TVI Player e no Maisfutebol.

Para além disto, o Nacional-Sporting de sábado (18.30) também deve justificar alguma da sua atenção, o que não invalida a necessidade de encaixar no seu fim de semana um panorama bem recheado de jogos de futebol internacional, com destaque para as Ligas de Itália e Inglaterra.

Sábado15.00: Real Madrid-At. Bilbau (SportTV 2) ****

A quatro pontos do Barcelona, e com um jogo a mais, é uma evidência que o real Madrid não tem margem para tropeçar na Liga. Valha a verdade, desde que Zidane assumiu o comando isso não tem acontecido, pelo menos nos jogos em pleno Bernabeu, onde a tarifa habitual tem variado entre os cinco e os seis golos por adversário. Na primeira volta o Athletic Bilbao vendeu cara a derrota, mas mesmo sem Bale, Pepe e Marcelo, o Real parte como claro favorito.

19.45: Juventus-Nápoles (BTV 2) *****

O jogo do título? A 14 jornadas do fim ainda é cedo para dizê-lo, mas numa altura em que Inter e Fiorentina parecem irremediavelmente descolados, é justo dizer que quem vencer o embate entre os dois primeiros fica com uma importante vantagem psicológica. Na primeira volta o Nápoles venceu por 2-1, mas daí para cá a Juventus transfigurou-se: mesmo com dois pontos de atraso para o líder, a série de 14 vitórias consecutivas volta a fazer da vecchia signora a principal candidata ao título, tal como nos últimos anos. Resta ver se Higuaín, o goleador miraculoso, mantém a sequência impressionante de oito tentos nas últimas seis jornadas. Desde os tempos de Maradona que o Nápoles não sonhava assim...

Domingo

12.00: Arsenal-Leicester (BTV 2) *****

O triunfo, categórico, em casa do Manchester City, marcou um ponto de viragem na trajetória do Leicester: até aí, tudo parecia um sonho. De agora em diante, a inédita candidatura ao título tornou-se bem real. Até porque, aconteça o que acontecer no Emirates, a equipa de Claudio Ranieri continuará a ser líder isolada. Assim, o jogo acaba por ser bem mais decisivo para o Arsenal, que na primeira volta até se impôs com facilidade (5-2) em casa do atual líder. Se por acaso Vardy, Mahrez e companhia forem capazes de retribuir a gentileza, é caso para dar por encerrada a candidatura ao título dos gunners.

16.15: Manchester City-Tottenham (BTV 2) *****

Domingo gordo, gordíssimo, na Premier League, com os quarto primeiros a jogarem entre si. A diferença é que o Leicester tem margem de erro. Já o Manchester City, depois da enxovalhado em casa pelos homens de Ranieri, está proibido de ceder mais pontos perante os seus adeptos, que já não têm grande tolerância para a irregularidade da equipa de Pellegrini. Problema não tão pequeno quanto isso: pela frente, tem um adversário que só perdeu um jogo fora de casa e tem a melhor defesa da Premier League. Já para não nos determos na sequência de seis vitórias consecutivas da equipa de Pochettino, a que atravessa melhor momento de forma em todo o futebol inglês.

19.30: Barcelona-Celta (SportTV 2) ****

Dois aspetos para atenuar o evidente favoritismo do Barcelona, ainda para mais perante os seus adeptos: os problemas físicos de Messi, alvo de uma intervenção nos rins, durante a semana, e a memória de um jogo sensacional, na primeira volta, em que os galegos destroçaram a equipa catalã, que acabou goleada (4-1). A verdade é que já passaram quase cinco meses, e daí para cá o Barcelona foi sempre a subir, com o trio MSN a arrasar a concorrência. Já o Celta, que chegou a andar na frente da Liga, está em queda livre: com uma vitória nas últimas sete jornadas, precisa de uma noite perfeita para evitar ser vítima do ajuste de contas culé.

19.45: Fiorentina-Inter (BTV 2) ****

A equipa de Paulo Sousa começa a perder o gás que fez dela a grande sensação da primeira volta na série A. Um dos pontos altos nesse percurso foi, precisamente, a goleada imposta ao Inter, no Giuseppe Meazza, com um recital de contra-ataque. Desta vez será mais difícil surpreender os homens de Mancini, pressionados pela Roma na defesa de uma vaga de acesso à Liga dos Campeões. É pouco provável que o scudetto ainda passe por uma destas equipas, mas o estatuto Champions e um lugar no pódio valem milhões no final da época.

Se este menu não for suficiente, eis os restantes jogos das Ligas lá de fora para seguir no fim de semana:Sexta-feira

19.30: Mainz-Schalke (SportTV 1) **

19.30: Gijón-Rayo Vallecano (SportTV 2) **

19.45: Carpi-Roma (BTV 2) **

Sábado

12.45: Sunderland-Man. United (BTV 2) ***

14.30: B. Dortmund-Hannover (SportTV 4) ***

15.00: Swansea-Southampton (BTv 2) ***

17.15: Villarreal-Málaga (SportTV 2) ***

17.30: Chelsea-Newcastle (BTV 2) ***

19.00: Palmeiras-Linense (SportTV 5) *

19.30: Valência-Espanhol (SportTV 2) **

21.05: Dep. Corunha-Bétis (SportTV 3) **

22.05: San Lorenzo-Sarmiento (SportTV 2) *

Domingo

11:00: Real Sociedad-Granada (SportTV 2) **

11.30: Groningen-Ajax (SportTV 3) **

13.30: Ostende-Brugge (SportTV 1) *

14.05: Aston Villa-Liverpool (BTV 2) ***

14.30: Hamburgo-Borussia Moenchengladbach (SportTV 3) ***

15.00: Sevilha-Las Palmas (SportTV 1) **

16.30: Augsburgo-Bayern Munique (SportTV 3) ***

19.00: Corinthians-São Paulo (SportTV 3) ***

21.30: Ponte Preta-Botafogo (SportTV 2) *

22.15: Boca Juniors-At. Tucumán (SportTV 3) *