Cá está ele de volta, o futebol de clubes. Por cá ainda não regressa a Liga, há jornada de Taça de Portugal (para seguir aqui EM DIRETO, como sempre), o que deixa mais tempo para gerir o fim de semana televisivo. E há tanto para ver, logo a partir do final da manhã de sábado, a hora do regresso de José Mourinho ao futebol inglês. É aliás um sábado em ritmo frenético, até à final da Taça Libertadores, que terá o Flamengo de Jorge Jesus frente ao River Plate.  

Sexta-feira:

PSG-Lille (19h45, Eleven1)***

O duelo entre o campeão e o vice-campeão. O PSG lidera tranquilo e mesmo com várias ausências das suas estrelas de ataque ao longo da época já cavou um fosso de oito pontos na frente. O Lille de José Fonte, Renato Sanches e Tiago Djaló, ainda que mais inconsistente do que na época passada, está na quinta posição a apenas três pontos do segundo lugar, onde mora o Marselha de André Villas-Boas.

Sábado

Guangzhou Evergrande-Shanghai SIPG (11h35, SportTV2)***

Um confronto que se assume como jogo do título, a três jornadas do fim do campeonato chinês. O Shanghai SIPG de Vítor Pereira aproveitou os deslizes recentes do líder Guangzhou, onde Fabio Cannavaro tem o lugar em risco, para se colocar a apenas um ponto de distância. Se vencer passa para a frente e fica em muito boa posição para revalidar o título conquistado há um ano.

West Ham-Tottenham (12h30, SportTV1)****

Sábado, 12h30, hora do regresso de José Mourinho à Premier League. O treinador português que causou impacto como poucos quando há década e meia chegou para treinar o Chelsea está de volta 11 meses depois de ter deixado o Manchester United, agora no banco do Tottenham e com a difícil missão de suceder a Mauricio Pochettino, o treinador que levou os Spurs a outro patamar e foi finalista da Liga dos Campeões na época passada, mas que esta temporada deixa o clube na 14ª posição, a 20 pontos do líder Liverpool e a 11 da zona Champions. A estreia acontece num dérbi londrino que o West Ham começou por aquecer com uma provocação nas redes sociais, entretanto apagada, a lembrar as vezes que venceu Mourinho. Como se fosse preciso mais lenha para aquecer o recomeço daquele que um dia se intitulou Especial, mas que perdeu nos últimos anos boa parte da aura e tem todos os olhares sobre si neste regresso.

Atalanta-Juventus (14h00, SportTV2)***

A Juventus em Bergamo frente a uma Atalanta que tem vindo a quebrar na tentativa de replicar a excelente campanha da época passada, mas está a apenas dois pontos da zona Champions. Um desafio para a Juve, que vai na frente mas apenas com um ponto de vantagem sobre o Inter, que joga também no sábado, em casa do Torino (19h45, SportTV3). Há ainda outro duelo com estatuto no sábado de Serie A, o Milan-Nápoles (17h00, SportTV3).

Fortuna Dusseldorf-Bayern Munique (14h30, Eleven3)***

E à mesma hora E. Frankfurt-Wolfsburgo (14h30, Eleven2), Union Berlim-Borussia MGladbach (14h30, Eleven4) e Bayer Leverkusen-Friburgo (14h30, Eleven5). Mais para o fim da tarde há ainda o Leipzig-Colónia (17h30, Eleven2), a completar mais um sábado que promete na luta pela Bundesliga. O Bayern Munique, que mantém o interino Hans Flick até prova em contrário, está a quatro pontos do líder Gladbach, mas vem de uma vitória bem motivadora no clássico com o Dortmund (4-0), antes da paragem internacional. Quanto ao Gladbach visita um Union Berlim que vem de duas vitórias e está em posição tranquila na época de estreia.

Manchester City-Chelsea (17h30, SportTV1)****

O regresso de Mourinho centra atenções, mas a jornada de Premier League tem muito mais para seguir. A começar por este City-Chelsea, duelo entre o quarto e o terceiro classificados, separados por um ponto. A derrota com o Liverpool antes da paragem isolou ainda mais os «Reds» na liderança e comprometeu as aspirações do campeão, que terá pela frente um Chelsea em crescendo, do alto de seis vitórias seguidas na Premier League. A história recente dá vantagem ao City, que venceu quatro dos últimos cinco confrontos com o Chelsea, mas este é um momento diferente para ambas as equipas.

Granada-At. Madrid (17h30, Eleven1)

O sábado de Liga espanhola começa com o Leganés-Barcelona (12h00, Eleven1). Ao fim da manhã, o Barça a tentar evitar mais deslizes em casa do lanterna vermelha. Depois há este duelo entre o Granada, sensação da época mas que tem vindo a cair depois de ter chegado a estar na frente, e um At. Madrid irregular, mas a um ponto de Barça e Real, que têm um jogo a menos. Um desafio de monta para os «colchoneros», antes do duelo a meio da semana com a Juventus para a Liga dos Campeões, onde vão tentar selar o apuramento.

Flamengo-River Plate (20h00, SportTV1)*****

As imagens impressionantes do mar de gente que se despediu do Flamengo na partida para Lima dão a medida da expectativa em torno desta final da Taça Libertadores que tem um português como protagonista. Jorge Jesus, o treinador que chegou, viu e levou o Mengão ao topo: pode ser campeão continental e vencer o título brasileiro no mesmo fim de semana. Dois gigantes na decisão da Libertadores, mas com historiais bem diferentes na prova. É apenas a segunda final da história do Flamengo, 38 anos depois da conquista do título em 1981, enquanto o River Plate é o atual campeão e tem quatro títulos no palmarés. Um jogo enorme, desta vez com especial atenção também a partir de Portugal.

Real Madrid-Real Sociedad (20h00, Eleven1)***

Jogo grande a fechar o sábado de Liga espanhola, com a luta pela liderança em jogo. O Real Madrid chega aqui na frente a par com o Barça e ambos com o clássico em atraso, mas a Real Sociedad está a apenas dois pontos, numa época em que aponta alto. E com um ascendente recente para animar o duelo: com Imanol Alguacil no banco, a Real Sociedad venceu o Real Madrid nos dois duelos de campeonato na época passada. A alimentar a expectativa também o regresso de Martin Odegaard ao Bernabéu, agora que o prodígio norueguês parece estar recuperado de lesão.    

Domingo

Bordéus-Mónaco (14h00, Eleven2)***

Duelo português nos bancos, o Bordéus de Paulo Sousa a receber o Mónaco de Leonardo Jardim. Separa-os apenas um ponto, mas tendências diferentes. O Bordéus, sétimo, venceu apenas um dos últimos quatro jogos, enquanto o Mónaco tem vindo a recuperar depois de um arranque de temporada que ameaçou fazer reviver os tempos de aflição da época passada. O domingo fecha com o Toulouse-Marselha (20h00, Eleven2), onde André Villas-Boas, o outro técnico português da Ligue 1, procura manter o segundo lugar.

Sheffield United-Manchester United (16h30, SportTV2)***

O Manchester United parte de trás nesta visita ao Sheffield, que está num notável quinto lugar, com mais um ponto que os «red devils». Para o atual ManUtd, que só venceu dois dos últimos cinco jogos, conseguiu apenas uma vitória fora e não tem como disfarçar as limitações, este é mais um desafio sob enorme pressão.

Valladolid-Sevilha (20h00, Eleven1)**

Mais um teste à ambição do Sevilha de Julen Lopetegui, que conseguiu uma vitória moralizadora no dérbi com o Betis antes da paragem do campeonato, depois de dois empates seguidos, e está a apenas um ponto da liderança. O Valladolid está em posição relativamente tranquila e ainda não perdeu em casa esta época.

Todas as transmissões em direto do fim de semana

Sexta-feira:

Galatasaray-Basaksehir (17h30, SportTV1)**

Borussia Dortmund-Paderborn (19h30, Eleven2)***

Club Brugge-Oostend (19h30, Eleven5)*

PSG-Lille (19h45, Eleven1)***

Fulham-QPR (19h45, Eleven4)**

Levante-Maiorca (20h00, Eleven3)**

Sábado

Adelaide United-Melbourne Victory (8h30, SportTV1)*

Guangzhou Evergrande-Shangai SIPG (11h35, SportTV2)***

Leganés-Barcelona (12h00, Eleven1)***

Hamburgo-Dínamo Dresden (12h00, Eleven2)**

West Ham-Tottenham (12h30, SportTV1)****

Atalanta-Juventus (14h00, SportTV2)***

Fortuna Dusseldorf-Bayern Munique (14h30, Eleven3)***

E. Frankfurt-Wolfsburgo (14h30, Eleven2)***

Union Berlim-Borussia MGladbach (14h30, Eleven4)***

Bayer Leverkusen-Friburgo (14h30, Eleven5)***

Betis-Valência (15h00, Eleven1)**

Swansea-Milwall (15h00, Eleven6)**

Lyon-Nice (16h30, Eleven3)**

Milan-Nápoles (17h00, SportTV3)***

Manchester City-Chelsea (17h30, SportTV1)****

Granada-At. Madrid (17h30, Eleven1)***

Leipzig-Colónia (17h30, Eleven2)***

Ajax-Heracles (18h45, SportTV5)**

Torino-Inter (19h45, SportTV3)***

Flamengo-River Plate (20h00, SportTV1)*****

Real Madrid-Real Sociedad (20h00, Eleven1)***

Domingo

Espanhol-Getafe (11h00, Eleven1)**

Bolonha-Parma (11h30, SportTV2)**

Middlesbrough-Hull City (12h00, Eleven2)**

Hamilton-Rangers (12h15, Eleven4)*

Estugarda-Karlsruher (12h30, Eleven3)**

Osasuna-At. Bilbao (13h00, Eleven1)**

PSV-Heerenveen (13h30, SportTV5)**

Gent-Antuérpia (13h30, Eleven6)*

Bordéus-Mónaco (14h00, Eleven2)***

Sassuolo-Lazio (14h00, SportTV3)**

Roma-Brescia (14h00, SportTV2)**

Eibar-Alavés (15h00, Eleven1)**

Sheffield United-Manchester United (16h30, SportTV2)***

Sampdoria-Udinese (17h00, SportTV3)**

Villarreal-Celta Vigo (17h30, Eleven1)**

Lecce-Cagliari (19h45, SportTV3)**

Toulouse-Marselha (20h00, Eleven2)***

Valladolid-Sevilha (20h00, Eleven1)**