No rescaldo de uma semana europeia intensa, os jogos internacionais do fim de semana têm a fatia mais saborosa guardada para domingo. Ainda assim, sábado poderá ser um dia determinante para o percurso de José Mourinho e do seu Chelsea, na complicada visita ao Britannia Stadium. E, depois, domingo há um dérbi de Londres que vale a liderança para o Arsenal. Mas numa altura em que as classificações dos campeonatos de Espanha, Itália e Inglaterra se parecem com autênticos engarrafamentos, não faltam pretextos para praticar longas sessões desse desporto de preguiçosos também chamado mapling.

Sábado
*** Bayern-Estugarda (14.30, SportTV 1)


O Bayern tem destas coisas: na semana passada cedeu o primeiro empate no campeonato, quatro dias depois desforrou-se aplicando 5-1 ao Arsenal. Qualquer resultado que não o regresso à normalidade – isto é, uma vitória folgada – será surpreendente. Entre Lewandowski e Müller é difícil dizer quem anda mais esfomeado de golos, e agora também há Robben a juntar-se a Douglas Costa nos flancos. Em suma: o Estugarda, que faz contas à vida, na zona de despromoção, tem muito com que se preocupar, tanto mais que vem numa sequência de 13 derrotas consecutivas com o papão da Baviera.

**** Man. United-WBA (15 h, BTV 2)


Se o Bayern abusa dos golos, (três por jogo desde o início da época) o problema do Manchester United é o inverso: apenas um marcado nos últimos quatro jogos, com dois empates a zero a ditarem a queda para o quarto lugar na Premier League e um atraso de quatro pontos para os líderes. A meio da semana, Rooney quebrou parte do enguiço, mas falta demonstrar que a equipa de Van Gaal também encontra a baliza nos jogos domésticos. Tudo isto, perante uma das equipas com melhor rendimento como visitante nesta edição da Liga...

**** Stoke City-Chelsea (17.30, BTV 2)


A vitória a meio da semana, para a Champions, diante do Dínamo Kiev, terá atenuado a pressão sobre Mourinho, mas é prematuro concluir que a tempestade está em vias de passar. Até porque na Liga só houve uma vitória nos últimos cinco jogos e a qualidade de jogo e a segurança defensiva dos «blues» continua muito longe de impressionar. No mesmo estádio onde há uma semana ficou pelo caminho na Taça da Liga, o Chelsea não tem outra saída que não seja vencer e demonstrar progressos claros em relação aos últimos jogos.

Domingo
**** Aston Villa-Man. City (13.30, BTV 2)


É preciso um campeonato competitivo como o inglês para que, num jogo em que os extremos – primeiro e último - se tocam, o desfecho seja incerto. O Aston Villa é uma das grandes deceções deste início de época, mas a chegada do novo treinador, Rémi Garde – um antigo «protegido» de Arsène Wenger – pode dar à equipa o suplemento de ânimo necessário para jogar de igual para igual com o melhor ataque da Premier League.

**** Barcelona-Villarreal (15 h, SportTV 1)


Durante umas jornadas ainda foi possível pensar que a Liga espanhola poderia ter uma história um pouco diferente da habitual, com outsiders como o Villarreal e o Celta de Vigo a intrometerem-se nos primeiros lugares. Mas, aos poucos, a tradição vai voltando a ser o que era: mesmo desfalcados, Barcelona e Real Madrid vão ganhando ascendente e, no caso dos catalães, a ausência de Messi, que pode prolongar-se para o clássico, no fim do mês, tem potenciado o aparecimento de Neymar e Suarez como estrelas de primeira grandeza. É isso que terão de ser novamente, para manterem os catalães na frente, perante uma das melhores equipas da Liga. Entre as «normais», claro.

***** Arsenal-Tottenham (16 h, BTV 2)


Se só tiver hipótese de ver um jogo neste fim de semana, escolha este. Pelo peso da tradição – entre a miríade de dérbis londrinos, este é o mais relevante em termos históricos – mas também porque funciona como um duplo teste à renovada capacidade competitiva do Arsenal: por um lado, à sua resposta à goleada sofrida em Munique, que não pode deixar de ter feito rombo na confiança do grupo. Por outro, à habitual tremideira dos gunners, sempre capazes de criar problemas a si próprios quando chegam a situações favoráveis. A liderança, isolada ou partilhada com o City, é o maior dos estímulos, perante um rival que tem mstrado andamento digno de Champions.

**** Sevilha-Real Madrid (19.30, SportTV 2)


A semana até tinha começado bem para os merengues, com a qualificação antecipada para os oitavos de final da Champions. Mas o caso Benzema veio ensombrar o panorama, antes da visita a um estádio complicado, mas onde o Real, e Cristiano Ronaldo em particular, até costumam dar-se bem: em maio passado, o português fez mais um hat-trick na vitória por 3-2, diante da sua vítima preferencial. Num ano de golos mais racionados, servirá a visita ao Sanchez Pizjuán para agitar o célebre frasco de ketchup antes do clássico com o Barcelona no Bernabéu?

**** Sampdoria-Fiorentina (19.45, BTV 2)


Com quarto equipas separadas por dois pontos, e a grande favorita Juventus lá bem para trás, a meio da tabela, a série A está aberta a candidaturas. E uma das mais firmes é a da Fiorentina. A equipa de Paulo Sousa, depois de ter acertado o passo na Liga Europa, a meio da semana, tem agora oportunidade de defender uma liderança partilhada com o Inter antes da paragem para os jogos de seleção. Aconteça o que acontecer, já ninguém retira ao técnico português o estatuto de protagonista da série A nesta primeira metade da época. Mas começa a parecer possível prolongar esse estatuto – talvez até à primavera.

Sexta-feira
** Las Palmas-Real Sociedad (19.30, SportTV 2)
** Hannover-Hertha (19.30, SportTV 3)
* Angers-Rennes (19.30, BTV 2)

Sábado
** Bournemouth-Newcastle (12.45, BTV 2)
** Mainz-Wolfsburgo (14.30, SportTV 2)
*** Celta-Valência (15 h, SportTV 5)
** Levante-Dep. Corunha (17.15, BTV 5)
** Darmstadt-Hamburgo (17.30, SportTV 2)
** Rayo Vallecano-Granada (19.30, SportTV 2)
** Milan-Atalanta (19.45, BTV 2)
** Málaga-Bétis (21.05, SportTV 3)
*** Corinthians-Coritiba (21.30, SportTV 2)
** Estudiantes-Unión (23.30, SportTV 1)

Domingo
** Ath. Bilbao-Espanhol (11 h, SportTV 2)
*** Torino-Inter (11.30, BTV 2)
*** Feyenoord-Ajax (13.30, SportTV 3)
**** B. Dortmund-Schalke (14.30, SportTV 2)
*** Lokomotiv-Zenit (16.30, SportTV 3)
* Brugge-Gent (17 h, SportTV 5)
*** At. Madrid-Gijón (17.15, SportTV 2)
** Cruzeiro-São Paulo (19 h, SportTV 1)
* NY Red Bulls-DC United (20 h, Eurosport)
** Rosario Central-Boca Juniors (21.15, SportTV 3)