A sexta-feira aquece os motores para as transmissões televisivas do fim se semana. Feito o arranque, prepare-se para uma maratona de futebol durante os dois dias seguintes com muitas partidas que merecem a pena agendar no programa. E, de entre um lote extenso, há um grupo de encontros que são mesmo imperdíveis. Mas não é tudo. Porque, além da importância dos jogos, há muito espectáculo em perspetiva até que chegue o Super Bowl na madrugada de segunda-feira. Logo ao final da manhã de sábado, em Inglaterra, joga-se para o título.

 

Sábado

 

12:30 Manchester City-Leicester (BTV 2) *****

 

 

O líder da Premier League vai jogar a casa do segundo classificado e (ainda) maior favorito à conquista da liga inglesa. Esta é uma das provas de fogo que o Leicester ainda tem de passar na caminhada que passou a fazer desse que chegou ao topo da classificação e de lá não saiu. Três pontos separam as duas equipas e o Leicester tem tudo a ganhar se não perder. A pressão dos três pontos está muito mais com o City, pois algo que não o triunfo reforçará ainda mais a candidatura ao titulo da equipa de Claudio Ranieri. E isso é o que a equipa sensação da Premier League mais quer. Porque é assim que gosta de jogar: sem bola e à espera de responder com um contra-ataque muito eficaz. E com o melhor marcador do campeonato, Jamie Vardy, de volta aos golos decisivos. À equipa de Pellegrini só resta mesmo fazer valer em campo o seu poderio incomparável quando se olha para a tão variada qualidade dos seus jogadores.

 

14:30 Hertha Berlim-B. Dortmund (Sport TV 2) ****

 

 

Grande jogo em perspetiva entre os ocupantes dos dois lugares de baixo do pódio. E logo numa jornada em que o líder e o quarto classificado também vão defrontar-se. Na capital alemã, o Hertha tem uma oportunidade de ouro (e talvez a única que lhe resta) para ter esperança de ainda chegar à vice-liderança da Bundesliga, nesta altura, defendida pelo Dortmund com 10 pontos de vantagem. Não estando o acesso direto à Liga dos Campeões em confronto neste jogo, o maior interesse do Hertha no curto-prazo (que só empatou depois da paragem de inverno) será mesmo guardar a distância sobre a posição que já obriga jogar a qualificação para a Champions. A equipa de Berlim jogará e terá a seguir os olhos postos em Leverkusen, onde o Bayer recebe o Bayern Munique. Assim como fará o Dortmund, pois as esperanças de ainda chegar ao título obrigam sempre a ganhar e a esperar pelo desaire do líder.

 

17:30 B. Leverkusen-Bayern (Sport TV2) ****

 

 

É o <i>take 2</i> desta emocionante 20ª jornada da Bundesliga onde muito pode estar também em jogo para as duas equipas depois do encontro de Berlim – mas bastante mais para o Bayer, claro está. O líder Bayern Munique, na pior das hipóteses – perdendo o seu jogo depois de um eventual triunfo do Dortmund –, ainda ficará no comando com uma vantagem confortável. E este é o cenário mais cinzento, pois há outras probabilidades – não só melhores como maiores. O campeão germânico é a equipa mais poderosa da Bundesliga e, fazendo prevalecer o seu domínio, pode sair desta ronda com a liderança ainda mais reforçada. Com apenas uma derrota e um empate concedidos no campeonato, a tarefa de todos os adversários da equipa de Pep Guardiola é extremamente difícil. A começar pela do Bayer. A equipa de Roger Schmidt, já se disse, tem muito a ganhar, mas o principal a conquistar dependerá fundamentalmente de si...

 

Domingo

 

16:00 Chelsea-Manchester United (BTV 2) ****

 

 

Tem tudo para ser um duelo muito interessante entre <i>o Chelsea de Guus Hiddink que não sai da segunda metade da tabela, mas que ainda não perdeu com o holandês</i> e o Manchester United de olho na última posição de acesso à Liga dos Campeões (via fase de qualificação). Muito interessante vai também ser observar o duelo particular entre dois treinadores holandeses consagrados. E, claro, já velhos conhecidos. Hidding ganhou quatro dos últimos cinco jogos; o melhor que Louis Van Gaal conseguiu foi um empate. Os «red devils», por intermitente que esteja a ser a sua época, chegam a Stamford Bridge por <i>por cima</i> da desilusão Chelsea. Mas as estatísticas voltam a mesa a favor dos visitados; e de que maneira. A equipa a quem os «blues» ganharam mais vezes (16) desde que há Premier League não é outra se não o Manchester. Nos últimos seis jogos para o campeonato, o Chelsea ganhou três e houve três empates. Recuando ao sétimo jogo encontra-se a última vitória dos visitantes e em Stamford Bridge.

 

20:00 Marselha-PSG (BTV 2) ****

 

 

Pegando na deixa do jogo anterior, há oito jogos para a Ligue 1 que o Marselha não consegue ganhar ao Paris Saint-Germain. O último triunfo marselhês aconteceu em 2011 (!). Depois disso, o PSG só não ganhou um jogo. Estes resultados mostram bem como estão atualmente desequilibradas as forças entre os dois clubes, mas são também eles que tornam este clássico o mais emblemático do futebol francês das décadas recentes. A equipa da capital domina o campeonato com grande vantagem sobre todos os adversário, fruto de um plantel cuja qualidade espelha o conforto com que o PSG se aproxima do título. E essa é mais uma razão para não deixar passar ao lado a liga francesa. Num campeonato onde o PSG passeia a sua superioridade, este é um dos jogos que pode surpreender...

 

Este é um fim de semana cheio de muitos e bons jogos de futebol. E, para além dos destaques já feitos, os fiéis seguidores do desporto rei ainda podem ver as deslocações do <b>Barcelona</b> ou do <b>Real Madrid</b> entre várias outras partidas interessantes da <b>liga espanhola</b>. Se o Hertha-Dortmund ficar decido cedo, por exemplo, pode sempre ver como está o Schalke-Wolfsburgo; assim como não deve deixar passar a saída do Arsenal antes do jogo do ManUtd. É só escolher. Sugerimos-lhe a ordem de prioridades:

 

Sexta-feira

01:00 Oriente Petrolero-Santa Fé (Sport TV 1) *

19:30 Málaga-Getafe (Sport TV 2) **

19:30 B. Mönchengladbach-Werder Bremen (Sport TV 3) **

 

Sábado

14:30 Schalke 04-Wolfsburgo (Sport TV 4) ***

15:00 At. Madrid-Eibar (Sport TV 1) ***

15:00 Liverpool-Sunderland (BTV 2) **

17:00 Bolonha-Fiorentina (BTV 2) ***

19:30 Ath. Bilbao-Villarreal (Sport TV 2) ***

19:30 Génova-Lazio (BTV 2) **

21:05 Gijón-Deportivo (Sport TV 5) **

 

Domingo

11:00 Levante-Barcelona (Sport TV 1) ***

11:30 Ajax-Feyenoord (Sport TV 5) **

11:30 Verona-Inter (BTV 2) **

13:30 Brugge-Gent (Sport TV 2) **

13:30 Bournemouth-Arsenal (BTV 2) ***

14:30 Hamburgo-Colónia (Sport TV 4) *

15:00 Bétis-Valencia (Sport TV 1) *

16:30 Hoffenheim-Darmstadt (Sport TV 4) *

17:15 Celta-Sevilha (Sport TV 2) ***

19:30 Granada-Real Madrid (Sport TV 2) ***