O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

Críticas ou sugestões? Escreva-nos para madein@iol.pt

Conheça melhor o projeto

«Boa tarde a todos,

A minha experiência no estrangeiro terminou. Passei bons e maus momentos na Eslováquia ao serviço do MSK Zilina, onde cheguei em julho de 2012. Agora, regressei a Portugal para jogar na Oliveirense, na II Liga.

Entre os melhores momentos com a camisola do Zilina, destaco a fase de qualificação para a Liga dos Campeões, foi uma experiência muito positiva e boa de se viver.

Nas partes más, destaco as saudades e a solidão. Foi muito difícil para mim estar muito tempo sozinho e longe das pessoas que amo, especialmente da minha namorada, o meu pilar.

Como em qualquer profissão precisamos de estabilidade para sermos felizes e apesar, de já estar mais ou menos adaptado ao país e ao futebol, era infeliz. Quando vim a Portugal no mês de dezembro, percebi que o meu lugar era com as pessoas que amo.

Resumidamente, provavelmente não terá sido a minha última experiência no estrangeiro, mas para a próxima vez, espero não ir sozinho. Agora estou na U.D.Oliveirense, clube pelo qual tenho muito carinho e onde me sinto em família.

Até breve, muito obrigado e parabéns ao Maisfutebol por este magnifico espaço para os fãs do futebol!

Bruno Guima»