12 jogos. Uma vitória, quatro empates e sete derrotas. Sete pontos em 36 possíveis. Uma equipa já eliminada, e outras duas em situação muito precária, à partida para as últimas duas rondas. Não há como escondê-lo: a campanha portuguesa na Liga Europa está a ser francamente má e esta quarta jornada limitou-se a confirmá-lo.

A derrota e consequente eliminação do Paços de Ferreira, na Ucrânia, deu o mote para mais uma quinta-feira de amarguras, a juntar à dupla deceção de Benfica e FC Porto na Liga dos Campeões: tudo somado, as equipas portuguesas registam 15 pontos em 60 possíveis, um aproveitamento global de 25 por cento, que há muito não se via por estas paragens.

O desapontamento prosseguiu na Amoreira, onde o Estoril, mais uma vez, ficou a dever a si próprio um resultado melhor. No empate com o Friburgo, tal como há duas semanas, os canarinhos voltaram a sublinhar uma identidade forte, ao mesmo tempo que desperdiçavam mais golos do que a Europa permite.

Pior ainda, o desfecho do V. Guimarães-Bétis, com os minhotos a atrasarem-se na corrida ao apuramento, com um golo ao cair do pano que deixa a equipa de Sevilha a um passo do apuramento. Valeu o empate do Lyon na Croácia, para evitar que a situação se tornasse praticamente irremediável.

Amarga para os clubes portugueses, a jornada foi, pelo menos, festiva para alguns representantes lusos que atuam em clubes estrangeiros. Foi o caso de Hélder Postiga, Ricardo Costa e João Pereira (este lesionado), que festejaram na Suíça a passagem do Valência, a duas jornadas do fim. O mesmo aconteceu com o Tottenham, de André Villas-Boas, que confirmou o apuramento frente ao Sheriff Tiraspol e manteve o registo cem por cento vitorioso, proeza também conseguida por Salzburgo e Fiorentina.

Com o Dnipro, de Bruno Gama a fazer a festa à custa do Paços de Ferreira, destaque, ainda, para os portugueses Fábio Espinho e Vitinha, que festejaram o apuramento dos búlgaros do Ludogorets, grande sensação da prova, graças ao empate desta noite com o Choronomorets.

Sem representantes nacionais, Salzburgo, Esbjerg, Rubin Kazan e Fiorentina completam o lote de oito apurados ao fim desta ronda. Há ainda 16 vagas por preencher, com os portugueses do Sevilha, Dínamo Kiev, Lyon, Trabzonspor, Lazio, Apoel Nicósia, PAOK e Maccabi Tel Aviv (excelente vitória dos homens de Paulo Sousa sobre o Eintracht) ainda na corrida.

Resultados e classificações da Liga Europa

Ponto da situação dos grupos de apuramento:

Grupo A
O Valência está apurado para a fase seguinte.
Todas as outras equipas ainda têm hipóteses de seguir em frente.

Kuban-Swansea, 1-1
St. Galen-Valência, 2-3

Grupo B
O Ludogorets está apurado para a fase seguinte.
Dinamo Zagreb já não pode apurar-se.

PSV-Dinamo Zagreb, 2-0
Ludogorets-Chernomorets, 1-1

Grupo C
Salzburgo e Esbjerg estão apurados.

Esbjerg-Elfsborgs, 1-0
Standard Liège-Salzburgo, 1-3

Grupo D
O Rubin Kazan tem dez pontos e está apurado para a fase seguinte da Liga Europa.
As outras três equipas ainda podem apurar-se.

Rubin-Wigan, 1-0
Maribor-Zulte, 0-1

Grupo E
Tudo decidido: Fiorentina e Dnipro estão apurados, Paços e Pandurii eliminados.

Dnipro-Paços de Ferreira, 2-0
Pandurii-Fiorentina, 1-2

Grupo F
Extremo equilíbrio, toda a gente pode apurar-se. Eintracht é quem está em melhor posição.

APOEL Nicosia-Bordéus, 2-1
Maccabi Tel Avi-Eintracht Frankfurt, 4-2

Grupo G
Tudo em aberto neste grupo para as quatro equipas.

Rapid Viena-Genk, 2-2
Thun-Dinamo Kiev, 0-2

Grupo H
Reais possibilidades para todas as equipas, favoritismo claro para Sevilha.

Estoril-Friburgo, 0-0
Sevilha-Slovan Liberec, 2-1

Grupo I
Tudo muito equilibrado, mas o Bétis marcou pontos.Rijeka dificilmente lá chegará.

Vitória de Guimarães-Bétis, 0-1
Rijeka-Lyon, 1-1

Grupo J
Légia Varsóvia está fora do apuramento. Trabzonspor muito perto. Lazio relativamente tranquila, com mais quatro pontos do que o terceiro e vantagem no confronto direto.

Lazio-Apollon, 2-1
Legia Varsóvia-Trabzonspor, 0-2

Grupo K
O Tottenham de André Villas-Boas está apurado. Anzhi deverá ficar com o segundo bilhete. Tromso está fora.

Tottenham-Sheriff, 2-1
Tromso-Anzhi, 0-1

Grupo L
Um grupo extreamente curioso, com duas equipas com oito pontos e outras duas apenas com dois. E toda a gente a só poder somar seis pontos. O facto de existirem diversas possibilidades de empate/desempate deixa o grupo matematicamente em aberto. Na prática, AZ e PAOK deverão seguir em frente.

AZ-Shakhter Karagandy, 1-0
Maccabi Haifa-PAOK, 0-0