Um dos principais candidatos a melhor jogador do Mundo, Kaká, avançado brasileiro do Milan, é um daqueles jogadores que todos os treinadores dirão que será titular em qualquer equipa , mas nem sempre foi assim. Deve haver poucos atletas que «roubariam» o lugar de titular ao jogador do Milan e o remeteriam para o banco de suplentes, mas Harison, médio do U. Leiria, foi um deles.
A história aconteceu nas camadas jovens do São Paulo, onde Harison para além de ganhar a «luta» pela titularidade com Kaká, foi o escolhido para ocupar única vaga que abriu para subir à equipa principal, quando o concorrente era¿ o médio do Milan.
«Isso aconteceu de verdade, mas acabou virando história. Na época o São Paulo apenas tinha uma vaga na equipa principal e eu estava a jogar melhor e tinha mais experiência que Kaká. Ele sempre foi um grande amigo e torço para que tenha cada vez mais sucesso. Bons tempos aqueles», afirmou Harison, em declarações ao site da «Globo».
O médio do U. Leiria falou também como está a correr a passagem pelo clube português, onde é apelidado de «maestro»: «Estou a jogar como segundo médio e sou chamado assim por causa da minha capacidade de criação».
Harison saiu do Brasil com 21 anos porque precisava de «dinheiro» para o «pai fazer um transplante de fígado», mas não coloca de lado a hipótese de voltar: «Queria voltar para uma equipa com uma boa estrutura. Fui procurado pelo Atlético Paranense, Botafogo e Corinthians, mas o U. Leiria só aceita negociar em definitivo, então fica difícil».