Nove anos depois, o FC Porto volta a contar com um ponta de lança a marcar golos na Seleção Nacional. André Silva quebrou o enguiço na sexta-feira passada na goleada de Portugal frente a Andorra em Aveiro (6-0). Antes disso, tivemos de recuar até junho de 2007 para encontrar outro ponta de lança do clube do Dragão a marcar por Portugal. Um grande golo por sinal, com a assinatura de Hélder Postiga que, nesta altura, joga na India, no Atlético Calcutá.
Um regresso a um passado longínquo em que era bem mais fácil encontrar golos na Seleção Nacional com a assinatura de homens-golo do FC Porto, depois do legado de goleadores como Fernando Gomes, Rui Águas, Domingos Paciência e até Hélder Postiga. A verdade é que depois de Domingos, o FC Porto apostou sempre mais em «matadores» estrangeiros. Ainda houve Hugo Almeida e o naturalizado Liedson, que nunca chegaram a marcar pela seleção principal enquanto vestiram de azul-e-branco.
Claro que continuaram a existir golos na seleção marcados por jogadores do FC Porto. Ainda este ano, antes de André Silva, Danilo Pereira também tinha marcado na goleada à Estónia (7-0) e, em 2015, André André também marcou num triunfo sobre o Luxemburgo (2-0). Recuando mais uns anos, também vamos encontrar golos de Ricardo Quaresma e Silvestre Varela, mas, lá está, para encontrar um ponta de lança temos mesmo de recuar até 2007.
Nesse ano, a 2 de junho, Hélder Postiga, que vivia os últimos meses no FC Porto [seria emprestado em janeiro ao Panathinaikos para nunca mais voltar], marcou um golaço na vitória de Portugal sobre a Bélgica (2-1), em pleno Estádio Rei Balduíno, em Bruxelas, em jogo da fase de qualificação para o Euro-2008. Nani abriu o marcador, mesmo antes de intervalo, por sinal também um golo de belo efeito. Fellaini ainda empatou na segunda parte, mas Postiga, com uma bomba do meio da rua [ver no vídeo abaixo a partir do minuto 1], garantiu os três pontos para a equipa comandada por Luiz Felipe Scolari.
Nove anos depois deste golo de Postiga, a nação portista voltou a festejar um golo de um dos seus pontas de lança na Seleção Nacional quando, aos 86 minutos, André Silva, com a ajuda de um desvio do adversário, fechou a contagem na goleada que Portugal aplicou a Andorra em Aveiro. Que seja o primeiro de muitos.