O estado de saúde de Hélder Rodrigues está a melhorar. O piloto português sofreu na terça-feira um acidente grave no Rali Patagónia-Atacama e foi operado, tendo-lhe sido retirado o baço, mas está agora em fase de recuperação, podendo mesmo sair da Unidade de Cuidados Intensivos ao final do dia.
«Está em recuperação. Está melhor do que ontem. Vai fazer ainda alguns exames, para despistar outros problemas, mas a evolução é favorável e ao final da tarde (no Chile) pode abandonar a Unidade de Cuidados Intensivos», explicou ao Maisfutebol o médico Gonçalo Sarmento.
Hélder Rodrigues ainda está com respiração assistida e por isso não consegue falar, mas os sinais de recuperação são notórios. «Ainda está entubado mas já me reconheceu», referiu ainda o especialista.
Mesmo que a evolução favorável se mantenha, como se espera, o piloto português só deve abandonar a unidade hospitalar no fim-de-semana. «Ele só deverá sair do hospital dentro de três ou quatro dias. Até porque tem de ser feita a viagem para Santiago do Chile, e depois para a Europa», defendeu ainda Gonçalo Sarmento.
O médico garantiu ainda ao Maisfutebol que a operação de salvamento foi adequada: «O problema foi que o Hélder e o piloto espanhol que o socorreu estavam numa zona algo escondida, pelo que o helicóptero não os detectou de imediato. Depois não se pode sair logo com o material todo. É preciso esperar alguns minutos após o helicóptero aterrar. Foram quinze minutos, mas o procedimento foi correcto.»
Hélder Rodrigues foi inicialmente evacuado para a localidade de Diego de Almagro, mas depois de ser constatada a gravidade da sua situação, acabou por ser transferido para Antofagasta. «Fizemos alguns exames mas constatou-se que era preciso uma intervenção cirúrgica, pelo que foi evacuado novamente para outra localidade, com mais suporte tecnológico», explicou o médico português.