Helton, guarda-redes do F.C. Porto, considera que a Liga dos Campeões é uma competição difícil, mas garante que o objetivo dos dragões é vencer. «É uma ideia que temos desde o início. Sabemos o grau de dificuldade da competição, mas temos que ter personalidade. O sonho é sempre o mesmo. Aqui no Porto aprendi que em todas as competições o objetivo é vencer».

E nem os gigantes europeus assustam o guardião da baliza portista. «Sabemos que há outras equipas que são consideradas as equipas da Europa, com folhas salariais que parecem absurdas - mas se ganham isso é porque merecem - mas nós vamos trabalhar da mesma forma, para vencer».

Por isso, Helton recusa que numa altura em que tem seis pontos na competição, possa haver falta de motivação ou relaxamento na equipa portista. «A ideia sempre foi colocada da mesma forma desde que cheguei ao FC Porto: fazer sempre o melhor, independentemente da competição que seja disputada. Quando se trata da Liga dos Campeões não há razão questionar a vontade ou a ambição, pois é uma competição em que só por si a adrenalina sobe».

E o guarda-redes garante que a palavra favoritismo não entra no dicionário da equipa. «Não. Essa ideia não é colocada nos treinos nem no balneário. É preciso humildade, saber reconhecer que há um adversário que tem o mesmo objetivo que nós».

«Sabemos que o Dínamo vai querer ganhar, até porque precisa disso. Como tal, vamos ter de dar o litro, como se costuma dizer».