Hermann Stessl, primeiro treinador no legado de Pinto da Costa como presidente do F.C. Porto, continua a manter relações estreitas com Portugal. Muda-se para o nosso país durante dois ou três meses, no início do ano, para tratar dos seus negócios e matar saudades das amizades que perduram no nosso país, sobretudo no meio futebolístico.
Antes do arranque do Campeonato da Europa de 2008, o treinador austríaco concedeu uma entrevista a um jornal local, para enaltecer as qualidades de Roland Linz. Stessl aprecia o avançado do Sp. Braga e revelou que Jesualdo Ferreira tentou levar Linz consigo, quando viajou do Estádio do Bessa para o Dragão.
«Fiquei a saber que o Jesualdo Ferreira tentou levar o Roland Linz para o F.C. Porto, quando foi do Boavista para lá. Não sei ao certo o que se passou, o que correu mal, mas actualmente o F.C. Porto também tem avançados de grande qualidade. O Linz precisa de jogar numa equipa de topo, é um jogador de área, não para um futebol de contra-ataque», explicou o técnico, ao Maisfutebol.
«Estes alemães são terríveis»
Durante uma prolongada conversa na língua de Camões, Stessl falou ainda sobre a eliminação de Portugal frente à Alemanha, nos quartos-de-final do Euro2008: «Portugal não teve sorte. O terceiro golo de Ballack foi falta, claramente. Estes alemães são terríveis, contra a Áustria não jogaram nada. Pelo menos, contra Portugal até estiveram melhor. Cristiano Ronaldo é o melhor do Mundo actualmente, mas os alemães estiveram muito bem tacticamente.»
Na recta final do diálogo, tempo ainda para comentar o desempenho da sua selecção, numa prova em que surgiu como co-organizadora. «A Áustria ainda tem uma equipa muito jovem, ainda não tem rotinas. Penso que estará melhor no próximo Mundial. Não compreendo porque é que o Roland Linz não jogou, sobretudo contra a Alemanha, em que precisávamos de marcar. É o único goleador que temos.»